arrow_backVoltar

Copa das Confederações

As marcas + lembradas pelo público

28.06.13


A Ipsos divulga primeiros resultados de pesquisa que avalia a lembrança de anunciantes por consumidores, durante a Copa das Confederações, com o intuito de ajudar as empresas a aperfeiçoarem suas estratégias para a Copa do Mundo de 2014.



O estudo, que conta com etapas qualitativa e quantitativa, está em andamento durante a Copa das Confederações e se estenderá até o início de agosto.



De acordo com a pesquisa, muitas marcas comunicam mensagens relacionadas à Copa e, em média, 3,5 delas são lembradas pelo público. Entretanto, isso ocorre de forma pulverizada, com menos de 5% de lembrança espontânea.



No topo das marcas lembradas espontaneamente estão Coca-Cola, Itaú e Brahma.



O estudo apontou também que a associação espontânea entre os consumidores e os patrocinadores oficiais da Copa do Mundo é relativamente baixa. Coca-Cola (51%), Itaú (23%) e Adidas (15,9%) lideram o ranking.



Após a apresentação de lista estimulada das marcas patrocinadoras, as comunicações da Coca-Cola (73%), Visa (48%) e Itaú (47%) tiveram os maiores índices de recall.



Já entre as marcas não-patrocinadoras, TV Globo (58%) e Guaraná Antarctica (50%) foram as mais citadas.



O levantamento também divulgou índices de associação à Copa por segmentos: bebidas (78%), bancário (29%), esportivo (25%), automobilístico (21%), telefonia (19%), alimentos (18%) e cartão de crédito (14%).



A primeira fase da pesquisa foi realizada durante a primeira semana da Copa, entre os dias 17 e 21 de junho, com 1.000 pessoas de 14 a 55 anos, em todas as regiões do Brasil.



A Ipsos acompanha, dia a dia, desde o início de junho, como as manifestações populares no país afetaram a percepção da Copa no Brasil e das marcas vinculadas ao evento esportivo, sejam elas patrocinadoras ou não.



A partir de avaliação qualitativa, a empresa captou mudança na visão em relação à Copa. No início dos grupos, o brasileiro se apresentava com mais entusiasmo; recentemente, com mais ceticismo e questionamentos, o que demonstra mudança na motivação em relação ao tema, segundo a Ipsos.


Copa das Confederações

/