arrow_backVoltar

Marketing em tempo real

"The Brands That Got It Right", segundo a Adweek

09.09.13


A Adweek reuniu cases de marketing em tempo real considerados "bem sucedidos", divididos em oito categorias diferentes (veja abaixo). O site listou casos de sucesso, mas antes alertou para o fato de que nem sempre esse tipo de estratégia é utilizada de forma adequada.



"Só porque você pode não significa que você deve", afirmou Bryan Specht, presidente da Olson Engage, que observou ainda que muitas marcas acabam realizando ações sem adequação, como no caso do nascimento do bebê real da Inglaterra, quando empresas usaram o acontecimento em ações de marketing em tempo real de forma até "embaraçosa".



Por outro lado, as marcas estão construindo audiências gigantes nas redes sociais e esses canais devem ser alimentados. Envolver os fãs com conteúdo compartilhável em torno das coisas que eles amam está se tornando uma prática, bem como uma necessidade estratégica. O ideal é fazê-lo com habilidade e rapidamente.



Recentemente, para usar um exemplo ocorrido semana passada no Brasil, o site de compras coletivas Peixe Urbano respondeu a uma provocação do Porta dos Fundos logo depois que o vídeo humorístico foi postado no YouTube (leia e veja aqui).



Na lista do Adweek, que dividiu o marketing em tempo real em oito tipos - Holidays, TV Events, Celebrities, Milestones, Politics, Times of Crisis, Newsmakers e Comebacks - está a ação da BBDO para General Electric, que celebrou o "Dia Nacional dos Inventores" em 11 de fevereiro (aniversário de Thomas Edison), pedindo aos seus seguidores no Twitter que enviassem ideias excêntricas, para que depois as melhores fossem ilustradas pela empresa.



Outra ação em destaque é a realizada pela Secretaria de Turismo de Belize, depois que a série "Breaking Bad" fez uma referência negativa ao país (leia e veja aqui).



Confira todos cases de sucesso de marketing em tempo real citados pela Adweek, aqui.


Marketing em tempo real

/