arrow_backVoltar

Marketing de emboscada

Beats quebra acordo da Bose com NFL. Mas as duas marcas se dão bem

16.10.14


A Beats – popular marca de headphones entre atletas e celebridades, adquirida recentemente pela Apple – está tirando bom proveito do acordo de um de seus principais concorrentes, a Bose, com a NFL – Liga Nacional de Futebol Americano, dos Estados Unidos. De acordo com o contrato entre anunciante e liga, os atletas da NFL não podem aparecer com produtos de outras marcas durante o pré ou pós-jogo, especialmente em coletivas de imprensa.



Mas o descumprimento do acordo tem gerado grande exposição para a Beats, em uma espécie de marketing de emboscada. Recentemente, a aparição de Colin Kaepernick usando os fones da marca logo após um jogo gerou dezenas de análises na mídia sobre o fato. O quarterback do San Francisco 49ers foi multado em US$ 10 mil, mas levantamento realizado pela agência especializada Front Row Analytics indica que a exposição gerou ao menos US$ 21,4 milhões em mídia espontânea para a rival da Bose.



Mão dupla



Apesar de beneficiar seu principal concorrente, a Bose parece estar levando a melhor com a parceria junto à NFL. Ainda de acordo com análises da Front Row, estima-se que a exposição polêmica, mas pontual, de atletas da liga americana utilizando fones Beats seja menos que a metade daquela alcançada pelo patrocinador oficial.


Marketing de emboscada

/