arrow_backVoltar

Publicidade infantil

Crianças, alimentos e influência dos pais

07.10.11

A publicidade influencia as escolhas alimentícias das crianças, principalmente quando os pais permanecem neutros, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira (06) pela revista "Journal of Pediatrics" e citada pelo Portal Exame.


A pesquisa, coordenada por Christhoper Ferguson e outros especialistas da Texas A&M International University, foi realizada com 75 crianças entre três e cinco anos, que foram divididas em dois grupos para assistir desenhos animados, entrecortados por diferentes comerciais.


O primeiro grupo viu um comercial de batatas fritas e o segundo um no qual apareciam pedaços de maçã. Após ver os anúncios, a cada criança eram mostrados dois cupons: um com batatas fritas e outro com maçãs.


Entre as crianças que viram o filme das batatas, 71% escolheram o cupom no qual aparecia essa comida, de acordo com os pesquisadores.


Porém, essa percentagem desceu para 55% quando as crianças foram motivadas por seus pais a escolherem a opção mais saudável, as maçãs.


"O estímulo dos pais para comer algo saudável ajudou a reparar a mensagem dos anúncios, mas seu efeito foi menor ao que tínhamos antecipado", declarou Ferguson.


Já entre as crianças que viram o comercial das maçãs, 46% escolheram as batatas fritas e o percentual desceu para 33% quando foram encorajados por seus pais a escolher o alimento mais saudável.


"As crianças foram claramente influenciadas pelos filmes que viram. No entanto, os pais não são impotentes" para influir nos hábitos alimentícios de seus filhos, destacou Ferguson.


O especialista acrescentou que os pais "ganham vantagem se são consistentes com suas mensagens em longo prazo sobre alimentação saudável".

Publicidade infantil

/