arrow_backVoltar

Cannes Lions 2013

Joe Pytka: filme que levou GP de Craft é quase perfeito

22.06.13


A produção que conquistou o Grand Prix de Film Craft “atingiu quase a perfeição”, segundo afirmação do presidente do júri da competição, o consagrado diretor de cena norte-americano Joe Pytka. Ele conta que “Meet the Superhumans”, criado pela house do Channel 4, da Inglaterra, e produzido pela 4creative, de Londres, teve um impacto imediato quando foi exibido aos jurados.



“O GP estava muito óbvio”, disse Pytka durante coletiva de imprensa na qual foram oficializados os vencedores. Os ganhadores brasileiros haviam sido revelados em primeira mão, nesta sexta-feira, 21, pelo Clubeonline (confira aqui).



“O comercial foi feito para convencer as pessoas a irem aos Jogos Paraolímpicos de Londres, algo que gera certa rejeição em parte do público. E foi sucesso absoluto. No Film Craft, a produção foi muito bem em direção, fotografia, música, edição e outras subcategorias. A trilha, em especial, foi utilizada de uma maneira poderosa e dinâmica”, comentou o presidente do júri.



João Daniel Tikhomiroff, da Mixer, que foi o jurado brasileiro na competição, conta que, a princípio, frames de todos os trabalhos que ganharam Ouro foram colocados no chão e que Pytka pediu que os membros do júri retirassem aquilo que não deveria ganhar o GP. Se três jurados não concordassem que o filme fosse retirado, ele voltaria à disputa.



“O processo gerou dois finalistas: o filme vencedor, Meet the Superhumans, e o filme Whatever’s Comfortable Beach, da Wieden+Kennedy Nova York, produzido pela Biscuit Filmworks. O debate entre os jurados para se chegar ao grande vencedor demorou cerca de três horas”, contou Tikhomiroff, ao revelar que o favorito não era, de fato, tão óbvio assim como Pytka havia afirmado na coletiva. “Mas, depois de toda as argumentações, a opinião de que o filme do Channel 4 merecia o GP foi unânime”, considera.



“Meet the Superhumans ganhou o GP porque havia uma forte harmonia de todas as subcategorias nas quais foi finalista no Film Craft”, finalizou João Daniel.

 


Cannes Lions 2013

/