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Compadre Washington

Os artigos do Código de Ética que fundamentaram decisão do Conar

30.05.14


Para recomendar a alteração do comercial "Rádio" (leia e assista aqui), criado pela NBS para o site de classificados grátis Bom Negócio, com a participação do Compadre Washington, os conselheiros do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) basearam sua decisão (unânime) em três artigos do Código de Ética Publicitário - 6º, 19º e 20º (leia os artigos na íntegra abaixo).



Os textos falam sobre o "respeito" que deve haver no conteúdo da mensagem publicitária, em relação ao seu público.



Os conselheiros, usando o código como ferramenta de trabalho a ser seguida e respeitada, encontraram fundamentos nesses artigos e, dessa forma, acataram as reclamações recebidas pela entidade, que consideravam o uso de parte da palavra "ordinária", no filme, como "desrespeitoso" (leia aqui).



Essa decisão do Conar se deu em primeira instância. Cabe recurso.



Procurado pelo Clubeonline, o Bom Negócio informou que "sobre esse assunto, (...) aguardará a notificação do órgão para tomar as devidas providências."



Segundo apurado pelo Clubeonline, a notificação do Conar deve ser recebida pelo anunciante no início da próxima semana.



Ainda de acordo com a apuração, a empresa vai avaliar, juntamente com a NBS, se irá ou não entrar com recurso na entidade. O Bom Negócio irá colocar na balança o plano de mídia, avaliar se o comercial ainda seria veiculado por um período razoável ou não, para tomar sua decisão.



Confira abaixo os artigos nos quais os conselheiros se basearam:



CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO

SEÇÃO 1 – Preâmbulo


Artigo 6º

Toda publicidade deve estar em consonância com os objetivos do desenvolvimento econômico, da educação e da cultura nacionais.



CAPÍTULO II - PRINCÍPIOS GERAIS

SEÇÃO 1 - Respeitabilidade

Artigo 19


Toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito à dignidade da pessoa humana, à intimidade, ao interesse social, às instituições e símbolos nacionais, às autoridades constituídas e ao núcleo familiar.

Artigo 20

Nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade.  



Quer saber mais sobre o Conar? Visite o site http://www.conar.org.br/.



Leia anterior, com artigo escrito por Marcelo Reis, vp de criação da Leo Burnett, sobre o assunto, aqui.



Espie também texto de André Lima, da NBS, sobre o assunto, aqui.


Compadre Washington

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