arrow_backVoltar

Pesquisa

Para 56% dos brasileiros, laptop é o computador principal

10.06.13


Estudo divulgado pela CVA Solutions aponta que, em 56% das residências brasileiras que possuem computadores, a máquina principal é um notebook. Em 42% delas, é um desktop. E, em apenas 2%, um tablet. A pesquisa também revela as marcas preferidas pelos brasileiros.



Os dados confirmam que o notebook tomou o lugar do desktop como computador principal dos brasileiros, fato que vem sendo apontado por outras pesquisas desde 2011. 



Para chegar a esses resultados, a CVA entrevistou 7.134 usuários em todo o país. A empresa havia feito uma pesquisa semelhante em 2010. Naquele ano, o desktop era o computador principal para 67% dos usuários. O notebook cumpria esse papel para apenas 33% deles e o tablet ainda não aparecia entre os resultados.



O estudo da CVA avaliou a percepção que os consumidores têm dos fabricantes de duas formas. A primeira métrica, da força da marca, indica a atração que ela exerce menos a rejeição que provoca no público.



Entre os fabricantes de laptops, a marca Dell tem a maior força, 19,8%. Em seguida vêm a Apple, com 18,3%, e a Sony, com 13,5%.



A Dell também lidera em desktops, com 16,7%. Em segundo vem a Apple, com 14,4%; e, em terceiro, a Samsung, com 8%.



Em tablets, a Apple lidera com 56%, seguida pela Samsung com 11,8%. 



Outra avaliação feita pela CVA é do valor percebido, a relação custo/benefício vista pelos consumidores. Nesse quesito, entre os fabricantes de laptops, há empate entre Samsung, Apple e Sony. As três tiveram nota 1,06, com ligeira vantagem para a Samsung quando se consideram mais casas decimais.



A Samsung também é líder em valor percebido de tablets, com 1,03. A Apple vem em segundo lugar com 1,01.


Pesquisa

/