Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Estudo avalia hábitos do brasileiro que joga
As mulheres representam 41% dos "gamers" e têm, em média, 32 anos. Já os homens (59%) são um pouco mais velhos, 35 anos, segundo dados da pesquisa "Game Mobile Brasil", realizada pelo Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM, pela Sioux e pela Blend New Research.
O estudo apurou ainda que o jogador brasileiro costuma usar, em média, três equipamentos diferentes para jogar. O mais utilizado é ainda o PC (85%), seguido pelo celular (73%) e o console (66%). O tablet aparece com 31%.
"Esta pesquisa nos possibilita compreender os hábitos do gamer brasileiro", defende Pedro Waengertner, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM-SP.
Tanto homens como mulheres preferem os jogos de ação e aventura, com 22% da preferência. Mas os jogos de tiro, ainda falam mais alto no gênero com maior testosterona, alcançando o segundo lugar na preferência masculina, com 20%. Para as mulheres, os jogos de estratégia empatam na primeira colocação - 22% delas preferem esse gênero.
Os jogos de esporte são preferidos por 11% do público, de ambos os sexos, de corrida de carro por 9%, de cartas por 7%, luta 4% e jogos educativos 2%.
Sobre qual é a principal finalidade para a utilização do celular, em primeiro lugar aparece a ligação, com 98%, porém o peso de redes sociais já é de 84%. Jogar e ouvir música estão empatados com 81%.
"Antigamente, usava-se o celular focado em produtividade, trabalho. Hoje, ele se consolida como plataforma de entretenimento e os games foram fundamentais para essa expansão", afirma Guilherme Camargo, professor do curso de Game Marketing da ESPM-SP e sócio-CEO da desenvolvedora de games Sioux.
O estudo também indentificou que a maioria prefere os aplicativos gratuitos, mas 53% dos entrevistados já pagaram por um jogo em algum momento e 86% afirmam ter valido a pena. A maioria baixou jogos de até R$ 5.
Em relação aos sistemas operacionais, o Android domina o mercado, segundo a pesquisa, com 70% dos celulares e 71% dos tablets. Quanto às marcas de smartphone, a Samsung está na frente (47%) e a Apple ficou em segundo, com 36%. Nokia tem 10%, Motorola 3% e Blackberry 2%.