arrow_backVoltar

Consumo consciente

Brasileiro se preocupa menos com assunto

14.06.11

O número de brasileiros que mantêm hábitos conscientes de consumo é cada vez menor, apesar de ter mais informações sobre os problemas ambientais, segundo pesquisa feita pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro).


De acordo com o levantamento da Fecomércio-RJ e Ipsos, 57% dos entrevistados mantêm hábitos que levam em consideração a preservação do ambiente. Em 2007, quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez, esse percentual era 65%.


A queda desse grupo refletiu desde a escolha de produtos ecologicamente corretos nos mercados até a reciclagem do lixo e a preocupação em fechar a torneira ao escovar os dentes, informa a Folha.


A pesquisa também mostrou queda no número de brasileiros preocupados com o desperdício, revelando que, enquanto em 2007, 76% dos entrevistados verificavam os armários e a geladeira antes de fazer compras, este ano 72% disseram manter essa prática.


O resultado das entrevistas mostrou que entre as mulheres, os idosos e a classe A e B estão o maior número de pessoas conscientes em relação aos hábitos de consumo.


Os dados apontam, por exemplo, que 91% dos brasileiros de terceira idade fecham a torneira ao escovar os dentes (contra 81% dos jovens que cultivam o hábito).


Em relação à prática de separar o lixo para reciclagem a relação é de 54% dos idosos contra 37% de jovens.


A pesquisa sobre consumo saudável é realizada anualmente, desde 2007, em 70 cidades brasileiras.


Valéria Campos

Consumo consciente

/