Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Globo apresenta grade de programação 2012
A Rede Globo apresentou, na noite desta segunda-feira (05), sua grade de programação de 2012, apostando em atrações que tenham foco na nova classe média.
Foi acompanhada, ao vivo, a estreia da novela "Amor Eterno Amor", na faixa das 18h, e anunciadas outras duas: "Cheias de Charme", que será exibida em abril, às 19h; e "Avenida Brasil", trama das 21h, que chega à telinha ainda em março.
Outra novidade da dramaturgia é "Gabriela", que ganha nova versão, de Walcyr Carrasco, em homenagem ao centenário de Jorge Amado.
Séries também integram a nova programação da Rede Globo. No dia 13, estreia "Louco Por Elas" e no dia 6 de abril, após "Globo Repórter", o time de humoristas formado por Claudio Manoel, Helio De La Peña, Marcelo Madureira, Beto Silva, Hubert e Reinaldo estará de volta em "Casseta & Planeta Vai Fundo" (leia aqui). O programa traz novos integrantes no elenco fixo, agora com Maria Melilo, Miá Mello e Gustavo Mendes.
Ana Maria Braga tem novas companhias no "Mais Você". Uma delas é o estilista Carlos Tufvesson, que vai orientar as telespectadoras com dicas de moda.
O programa "Estrelas", comandado por Angélica, conta com uma novidade em 2012: será apresentado também pelo ator Ney Latorraca.
No jornalismo, a Globo anunciou a cobertura de eventos como a Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, que acontece entre 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. O jornalista André Trigueiro, especialista em sustentabilidade, terá papel de destaque na cobertura. A partir de abril, ele que há 15 anos comandava o "Jornal das Dez" da Globo News passa a se dedicar exclusivamente à reportagem da Rede Globo, preferencialmente no "Jornal Nacional" e em coluna sobre sustentabilidade no "Jornal da Globo". Além de Trigueiro, Alberto Gaspar, Neide Duarte, Sônia Bridi, Sandra Passarinho e Tonico Ferreira são alguns dos jornalistas que vão se dedicar ao tema.
No segundo semestre, com as eleições municipais, a equipe da Globo promete séries especiais, coberturas diárias, entrevistas ao vivo e debates em todo o Brasil.
A partir de abril, o "Fantástico", que acaba de comemorar duas mil edições, traz novos quadros e séries, como o "Medidinha Certa", no qual crianças entre 09 e 11 anos passam pelo projeto de reprogramação do corpo, comandado pelo preparador físico Márcio Atalla. O "Fantástico" trará também novo quadro comandado pelos comentaristas de segurança pública Rodrigo Pimentel e Diógenes Lucca, com dicas práticas para o telespectador de como se defender e evitar situações de violência no dia a dia.
A Rede Globo informa ainda que neste ano vai utilizar ainda mais o motolink, o Globocop e o avião do "JN no Ar".
A Central Globo de Esporte ganha em abril um novo integrante: um mascote, em forma de bola, criado pela equipe de arte da Rede Globo, que estará presente nos eventos esportivos, em vinhetas, chamadas e nos programas da emissora. O nome do mascote será escolhido por meio de votação do público.
Em relação ao conteúdo infantil, a Globo decidiu reduzir seu espaço na grade e exibi-lo apenas nas manhãs de sábado. A emissora considera que, assim como acontece em outros países, esse público estará cada vez mais na TV paga.
Quanto ao tão esperado novo programa de Fátima Bernardes, nenhuma palavra foi dita.
Já Pedro Bial anunciou que irá comandar uma nova atração na emissora, mas nos deu poucos detalhes.
Já o Big Brother Brasil, que já está há 12 anos no ar, deve ter ao menos mais cinco edições pela frente.
Quanto à audiência, Octávio Florisbal, diretor geral da Globo, reforça que a classe C está mais aberta ao consumo de mídias, com acesso à TV paga e à internet. Tem também mais acesso ao lazer fora de casa, sobretudo nos finais de semana. Para ele, essas mudanças comportamentais precisam ser acompanhadas.
A Globo, afirma Florisbal, tem a meta de retomar 19 pontos de audiência entre 7h e 24h. Em 2011, ele confirma, a média foi de 18 pontos. "Mas chegamos aos 19 pontos de segunda a sexta". Segundo ele, a audiência passou por poucas mudanças desde 1997. O total de aparelhos ligados se manteve estável. No entanto, a Globo perdeu, neste período, três pontos de audiência, que, de acordo com o executivo, migraram para o que o Ibope chama de "outros canais". Mas a perda percentual é compensada pelo crescimento no número de lares no Brasil, finaliza Florisbal.