Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brasil tem 37 prêmios (até agora). Veja balanço geral
Com o fim do trabalho dos júris do D&AD, nesta quinta-feira (27), o Brasil contabiliza 37 prêmios em 2014 (26 In Book e 11 Nomination). Houve aumento em relação ao ano passado, quando saímos do festival com 18 In Book e 11 Nomination (além de 4 Lápis Amarelos - leia aqui).
As agências com melhor colocação até aqui são: Ogilvy (4 Nomination, 3 In Book); Leo Burnett Tailor Made (2 Nomination, 6 In Book); AlmapBBDO (1 Nomination, 6 In Book); JWT (2 Nomination, 1 In Book); Grey (1 Nomination, 1 In Book); Africa (1 Nomination); Loducca (2 In Book); e, por fim, Borghi/Lowe, FCB Brasil, Greco Design e Y&R com 1 In Book cada.
Lembrando que, no D&AD, o In Book corresponde ao Bronze, Nomination a Prata e Lápis Amarelo, ao Ouro. O Lápis Preto seria o Grand Prix.
O desempenho do Brasil em 2014 o coloca em quarto lugar, atrás do Reino Unido (179 prêmios), Estados Unidos (118 prêmios) e França (48 prêmios).
Os números ainda podem mudar - bem pouco, é verdade - com a revelação dos trabalhos que conquistaram Lápis Amarelo (já decididos mas ainda não revelados) e Preto. Para realizar as definições dos Lápis Pretos - sempre bastante econômicos- estão reunidos nesta sexta-feira (28), a portas fechadíssimas, os presidentes dos júris, decidindo quais cases merecem o equivalente a um Gran Prix (apenas os vencedores de Lápis Amarelo concorrem).
Em 2014, três brasileiros participam do júri do Lápis Preto: Luiz Sanches, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO (que presidiu o júri de Press), Anselmo Ramos, vp de criação da Ogilvy (e presidente de White Pencil), e Fernanda Romano, sócia da Naked (presidente do júri de Digital Marketing). Lembrando que este ano conquistamos nosso primeiro Lápis Branco (aqui).
A cerimônia de premiação está marcada para 22 de maio, aqui em Londres. Apenas no dia serão revelados oficialmente os vencedores dos Lápis Amarelo e Preto.
Lista consolidada até agora (com subcategorias):
Press
In Book - "Letras - R", da LBTM para Fiat (Press Advertising)
In Book - "Letras - N", da LBTM para Fiat (Press Advertising)
In Book - "Dor de cabeça/Cafiaspirina", da AlmapBBDO para Bayer (Press Advertising Campaigns)
In Book - "Letras - F, N, R", da LBTM para Fiat (Press Advertising Campaigns)
In Book - "Authorized services", da AlmapBBDO para Volkswagen (Press Advertising Campaigns)
In Book - "Solar Ad Charger", da Giovanni+DraftFCB (atual FCB Brasil) para Nivea (Inserts & Wraps for Press Advertising)
In Book - "Países - Israel", da Ogilvy para Médicos sem Fronteiras (Press Advertising)
In Book - "Retratos da Real Beleza", da Ogilvy para Dove (Press Advertising Campaigns)
In Book - "Cachorros", da AlmapBBDO para Pedigree (Press Advertising Campaigns)
In Book - "Ilusão de ótica", da Borghi/Lowe para Unilever (Press Advertising Campaigns)
In Book - "3 segundos - Mais tempo para pensar", da AlmapBBDO para Volkswagen (Press Advertising Campaigns)
Outdoor
Nomination - "Enterro do Bentley", da LBTM para ABTO (Ambient)
In Book - "Labirinto", da Y&R para Honda (Poster Advertising Campaigns)
In Book - "Placas", da AlmapBBDO para Volkswagen (Poster Advertising Campaigns)
Digital Marketing
Nomination - "Retratos da Real Beleza", da Ogilvy para Dove (Online Branded Films)
In Book - "Live Store", da AgênciaClick Isobar para Fiat (Website)
In Book - "Live Store", da AgênciaClick Isobar para Fiat (Digital Tools & Utilities)
In Book - "Sky REC", da AgênciaClick Isobar para Sky (Digital Tools & Utilities)
Magazine & Newspaper Design
Nomination - "Dia da mentira", da Africa para Folha de S. Paulo (Magazine & Newspaper Front Cover)
In Book - "O que as vandas não contam", da Greco Design para Greco Design (Entire Newspaper)
Integrated & Earned Media
Nomination - "Retratos da real beleza", da Ogilvy para Dove (Integrated)
Nomination - "Enterro do Bentley", da LBTM para ABTO (Earned media campaigns)
In Book - "A loja vazia", da Loducca para Campanha do Agasalho do Estado de São Paulo e Shopping Villa Lobos (Innovative Media)
Crafts for Advertising
In Book - "Letras", da LBTM para Fiat (Typography for Advertising)
Crafts for Design
In Book - "Letras", da LBTM para Fiat (Typography for Design)
White Pencil
Nomination - "Retratos da Real Beleza", da Ogilvy para Dove (Advertising)
In Book - "Superfórmula", da JWT para Hospital A.C. Camargo (Design)
TV & Cinema Advertising
Nomination - "Retratos da Real Beleza", da Ogilvy para Dove (Cinema Commercials 121-240 seconds)
Nomination - "Side Assist - Banheiro, Closet e Sala", da AlmapBBDO para Volkswagen (TV Commercial Campaigns)
Direct
Nomination - "Campo devastado", da Grey para WWF (Direct Response/TV & Cinema Advertising)
In Book - "Enterro do Bentley", da LBTM para ABTO (Direct Response/Ambient)
Writing for Advertising
In Book - "Despedida da Kombi", da AlmapBBDO para Volkswagen (Writing for Press & Poster Advertising)
Branding
Nomination - "Superfórmula", da JWT para Hospital A. C. Camargo (Brand Experience & Environment)
In Book - "Retratos da Real Beleza", da Ogilvy para Dove (Brand Experience & Environment)
In Book - "A Loja Vazia", da Loducca para Campanha do Agasalho do Estado de São Paulo e Shopping Villa Lobos (Brand Experience & Environment)
In Book - "Campo desmatado", da Grey para WWF (Brand Expression in Moving Image)
Packaging Design
Nomination - "Superfórmula", da JWT para Hospital A. C. Camargo (Packaging Design)
O país não teve vencedores nas categorias: Digital Design, Book Design, Product Design, Spatial Design, Writing for Design, Film Advertising Crafts, Mobile Marketing, Graphic Design, Art Direction, Radio e Music Videos.
Leia anterior com resultados relativos aos brasileiros aqui.
Eduardo Duarte Zanelato, direto de Londres, com exclusividade para o Clubeonline.