Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Indústria calçadista contra anúncio da CVC
Um anúncio da operadora de viagens CVC, veiculado no último fim de semana na revista Veja, despertou a "indignação" da indústria de calçados e de lojistas, informa a Folha.
A peça promove um vale-viagem da empresa como opção para o Dia dos Pais e traz a frase "Em vez de dar um sapato, leve seu pai para comprar um na Itália".
Por privilegiar o sapato italiano em vez do nacional, o texto foi considerado um "desrespeito" à indústria calçadista do país pelo Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) e um "desserviço" pela Ablac (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados).
Segundo o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, o teor da campanha virou alvo de um procedimento ético aberto pelo sindicato junto ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
A advogada do Sindifranca, Mônica Derpelle, afirmou que a peça publicitária infringe a Constituição Federal, que garante o desenvolvimento da indústria nacional, e uma das normas do Conar. Segundo ela, o conselho diz que anúncios não podem favorecer ou estimular ofensa ou discriminação. Já Couto afirmou que um manifesto de indignação será enviado a 35 sindicatos calçadistas de todo o país.
A Ablac encaminhou, nesta terça-feira (02), nota de repúdio à CVC. Para o presidente da associação, Carlos Ajita, o desestímulo à compra dos sapatos nacionais atinge 60 mil pontos de venda de calçados e uma cadeia de 8 mil indústrias e mais de 1 milhão de trabalhadores no país.
A CVC informa que já estava previsto que a peça não voltaria a ser veiculada. A operadora disse que respeita o setor calçadista e se colocou à disposição para parcerias comerciais.
Segundo o Conar, até a tarde da terça-feira (02) não havia chegado ao conselho nenhuma denúncia a respeito da peça publicitária.