Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Últimas notícias
‘Trem lotado é bom para xavecar a mulherada’
Metrô vai processar emissora de rádio, por spot
Ouça aqui uma inserção publicitária sobre o Metrô de São Paulo, veiculada na Rádio Transamérica, que causou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (25).
Na peça, o locutor afirma que "trem lotado é bom para xavecar a mulherada". Desde o começo do ano, 23 pessoas foram presas por abuso sexual no metrô e nos trens da CPTM.
A Transamérica atribui a peça à estatal. A companhia nega e diz que processará a rádio por uso indevido e sem aprovação de seu nome.
O texto é lido pelo personagem Gavião, do programa humorístico "Papo de Craque".
O spot levou passageiros inconformados com o material a questionar o Metrô pelo Twitter. Em sua conta oficial no microblog, a empresa, que é controlada pelo governo estadual, informou que, "assim que tomou conhecimento do referido spot, totalmente inapropriado, o Metrô consultou a agência responsável pela publicidade e foi informado de que seu conteúdo não só estava em desacordo com o briefing (resumo) passado como também não fora aprovado - nem pela agência tampouco pelo Metrô".
Segundo a companhia, a Rádio Transamérica FM, cuja "produção desse infeliz spot é de sua inteira responsabilidade", foi advertida e retirou a peça do ar.
A assessoria de imprensa da Rádio Transamérica FM informou, por telefone, que "toda propaganda que a rádio veicula é aprovada pelo contratante". A empresa disse que a inserção não é feita desde o último dia 20.
Mais tarde, a emissora divulgou nota, na qual afirmou que o texto não incentiva comportamentos lascivos nem faz qualquer alusão à violência ou ao abuso sexual.
"O personagem, ao empregar o termo xavecar a mulherada, se refere única e exclusivamente à paquera, sinônimo da antiga e conhecida cantada, que pode persuadir ou aproximar pessoas, formando ou não casais, conduta lícita que acontece na vida cotidiana em qualquer lugar com grande circulação de pessoas", afirmou a nota. A rádio condenou abusos sexuais no transporte público.
O Metrô chegou a retransmitir a nota publicada pela Rádio Transamérica. No entanto, no começo da noite, a companhia divulgou uma nova nota sobre o caso.
"O Metrô informa que vai processar a Rádio Transamérica FM pelo uso indevido e sem aprovação de seu nome em inserção testemunhal veiculada em programa da emissora. Nem o Metrô nem a agência novaSB, à qual a Companhia encomendou campanha sobre obras de expansão da rede metroviária, foram informados de que tal conteúdo seria veiculado pela Rádio Transamérica. O Metrô reitera que repudia o conteúdo veiculado pela Rádio Transamérica", diz o texto.
As informações são do Estadão.