Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Itaú mantém liderança em ranking da Interbrand
As cinco primeiras colocadas no ranking das "Marcas Brasileiras Mais Valiosas" de 2011, da Interbrand, são as mesmas do ano passado (leia aqui): Itaú, Bradesco, Petrobras, Banco do Brasil e Skol.
Elas representam quase 75% do valor total das 25 marcas mais valiosas do Brasil.
Essa concentração é um sinal de maturidade atingido por poucas. Ou seja, ainda somos um país com muitas empresas valiosas, mas de poucas marcas valiosas. Raras marcas demonstram valores expressivos e consistência de atuação quando comparadas com as de outros mercados, explica Alejandro Pinedo, diretor geral da consultoria no Brasil.
Como nas edições anteriores, a maioria das marcas que a Interbrand acompanhou se valorizou, porém este ano o ranking brasileiro mudou de patamar.
Em 2010, a nota de corte do ranking foi R$ 87 milhões. Neste ano, a 25ª colocada vale R$ 209 milhões.
A metodologia de determinação da Força da Marca também mudou. Agora, a Interbrand leva em consideração 10 fatores responsáveis pela Força da Marca: Autenticidade, Clareza, Comprometimento, Proteção, Capacidade de Resposta, Consistência, Diferenciação, Relevância, Presença, Entendimento.
A introdução de novos fatores responde à necessidade de levarmos em conta também componentes relativos às mudanças no ambiente social e econômico, como cidadania corporativa, design de produtos, capacidade de proteção e mídias sociais, afirma Pinedo.
Ranking Interbrand das Marcas Brasileiras mais Valiosas (valores em milhões de reais):
MARCAS VALOR CRESCIMENTO
1. Itaú 24.296 ↑ 18 %
2. Bradesco 13.633 ↑ 10 %
3. Petrobras 11.608 ↑ 7 %
4. Banco do Brasil 11.309 ↑ 8 %
5. Skol 7.277 ↑ 10 %
6. Natura 5.666 ↑ 22 %
7. Brahma 4.351 ↑ 21 %
8. Vale 2.656 Não estava no ranking anterior
9. Antarctica 2.013 ↑ 15%
10. Vivo 1.700 ↑ 16 %
11. Lojas Renner 835 ↑ 7 %
12. Lojas Americanas 703 ↑ 17 %
13. Embratel 619 ↓ 15%
14. Cielo 604 Estreia no ranking
15. Cyrela 587 ↑ 8 %
16. Caixa Econômica Federal 563 Estreia no ranking
17. Oi 514 ↑ 9 %
18. Banrisul 501 ↓ 22%
19. Extra 496 Estreia no ranking
20. Casas Bahia 447 Estreia no ranking
21. Braskem 422 ↓ 6 %
22. Pão de Açúcar 389 Estreia no ranking
23. NET 323 ↑ 10 %
24. Ponto Frio 232 Estreia no ranking
25. Hering 209 ↑ 45 %