Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Mulher está assistindo + programas 'masculinos'
Mesas redondas de futebol, canais eróticos, ringues de UFC e outros "redutos masculinos" na TV começaram a ver uma plateia de saias engrossar a audiência, informa Keila Jimenez, da Folha.
Elas já são fatia considerável do público de programas esportivos, canais de lutas e de filmes pornô.
O público feminino representa quase metade do número de assinantes (49%) dos canais eróticos, soma 35% do público do "Globo Esporte" (Globo) e 34% do canal SporTV.
Estigmatizado como um esporte violento, o MMA (luta que reúne artes marciais mistas) é a modalidade preferida por elas no SporTV. A faixa de lutas do canal, a Combate, tem 31% de sua audiência composta por mulheres. Uma das maiores concentrações desse público no canal.
"Elas gostam muito mais de MMA do que de futebol", diz Pedro Garcia, diretor dos canais SporTV e Combate, que investem cada vez mais em pesquisas para entender o que o público feminino quer.
Uma recente pesquisa qualitativa do canal Combate, de pay-per-view de lutas, mostra quais as motivações das mulheres que engordam a audiência da competição na TV.
"Elas querem 'desestressar' em função de toda adrenalina e a imprevisibilidade da luta", fala Garcia. "Em contrapartida, ainda se incomodam com o sangue, mas gostam do sex-appeal dos lutadores."
Nos canais Playboy elas querem informação. O programa com maior audiência feminina é o "Penetra", uma espécie de tira-dúvidas sexual que mostra festas de fetiches, casas de swing, tudo, sem preliminares.
"Ao longo dos anos, através das pesquisas, vimos que as mulheres já chegaram ao patamar dos homens no canal. A tendência agora, pelo perfil do nosso negócio, é que esse número se mantenha equilibrado", avalia Maurício Paletta, diretor dos canais Playboy.
O "Globo Esporte", da Rede Globo, também é pautado pelas garotas. Os gols da rodada dividem espaço com concursos para a escolha do "jogador mais bonito do campeonato" e reportagens com as "neymarzetes" (as fãs do craque Neymar, do Santos).
No comando, segue Tiago Leifert, que além de entender de futebol, agrada as donas de casa e suas filhas.
Procurada pela reportagem da Folha, a Globo não quis se manifestar.