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Indicador de Percepção Corporativa

70% dos brasileiros veem as empresas como fonte de esperança

29.09.14


A Burson-Marsteller, agência global de comunicação estratégica, apresenta os resultados do primeiro Indicador de Percepção Corporativa, estudo feito em parceria com a rede CNBC e a Penn Schoen Berland.



A pesquisa avalia como a população e altos executivos de 25 países enxergam o papel e as responsabilidades das corporações na sociedade. Foram entrevistados 25 mil indivíduos e 1.800 executivos, e um dos resultados levantados aponta que 89% dos brasileiros têm uma visão positiva das grandes empresas, a maior média dentre os países pesquisados.



O estudo apresenta também, por meio de comparação entre países emergentes e desenvolvidos, diferentes pontos de vista a respeito da importância das grandes empresas na geração de empregos e no crescimento econômico, sua responsabilidade social e sua influência sobre o governo.



Abaixo, alguns dos pontos relevantes sobre o mercado brasileiro destacados no estudo:



• 70% dos brasileiros veem as empresas como fonte de esperança. A média dos países emergentes é de 64%, e dos desenvolvidos, 44%.



• 34% dos brasileiros acreditam que é das grandes empresas a responsabilidade pelo crescimento econômico. 43% acreditam ser delas a responsabilidade pela criação de empregos.



• 81% dos brasileiros acreditam que as empresas vêm se tornando mais responsáveis ambientalmente, e 79% acreditam que elas estão mais responsáveis socialmente. A média é de apenas 64% e 48% nos países desenvolvidos, respectivamente.



• 41% dos brasileiros acreditam que as empresas exercem influência demais sobre o governo. A média dos países emergentes é de apenas 30%. Nos países desenvolvidos, 45% acreditam que a influência é exagerada.



O Indicador de Percepção Corporativa busca preencher um déficit de informação por parte das corporações sobre qual a percepção da população em relação a elas. Seis anos após a crise econômica de 2008, que colocou em crise a imagem das grandes corporações, o levantamento mostra em que medida as empresas conseguiram reconquistar sua credibilidade junto aos públicos.



Francisco Carvalho, presidente da Burson-Marsteller Brasil, acredita que, no país, a visão positiva com relação ao papel das empresas apresenta uma oportunidade de diálogo e engajamento da sociedade. “É importante observar, porém, que essa oportunidade traz também a responsabilidade de operar com uma conduta mais transparente, e de estabelecer canais de diálogo efetivos com a sociedade”, ele destca.



 


Indicador de Percepção Corporativa

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