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Sustação de anúncio de O Boticário e arquivamento de 'Você comeria carne de cavalo?'
O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) recomendou a sustação de anúncio do perfume Malbec, de O Boticário, com texto posicionando o produto como "a fragrância masculina mais vendida do Brasil".
A concorrente Natura contestou a informação da peça publicitária e apresentou pesquisas para mostrar que a afirmação não era verdadeira. O Boticário, por sua vez, também ofereceu pesquisas para dar suporte ao texto.
Com base nas pesquisas, o Conselho considerou que o anunciante não poderia fazer uma afirmação de tal forma absoluta e taxativa - o texto não explicitava se o perfume era líder em unidades vendidas, em volume ou ainda em valor. Dessa forma, os conselheiros decidiram recomendar a sustação da peça.
Outro caso avaliado pelo Conar, em reunião que aconteceu nesta quinta-feira (05), e analisou 18 representações éticas, foi o de um display exibido em shopping de São Paulo, chamado "Você comeria carne de cavalo?", para promover o programa "Tabu Brasil", do canal de TV por assinatura NatGeo.
O Conar recebeu cerca de 140 reclamações de consumidores a respeito do display, que imitava as tradicionais "TVs para cachorro", aquelas com o frango assado girando, mas no lugar da ave, as pessoas viam um cavalo girando no espeto. Criação da Loducca.
As reclamações diziam que a cena "inusitada" era "chocante" e que causava "constrangimento". Os consumidores também reclamaram a respeito da "violência contra o animal" e do "mau gosto da peça".
Os conselheiros decidiram unanimamente pelo arquivamento do caso, uma vez que o Conar "não examina questões estéticas e a criação de cavalo para abate é atividade legal no Brasil".
Apesar do arquivamento, a direção do Conar pode recorrer da decisão, por conta do volume de reclamações.
Em casos anteriores, a diretoria do Conar recorreu quando houve volume considerado "grande" de manifestações de consumidores - mais de 50 reclamações.