Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pesquisa revela os gêneros musicais preferidos do brasileiro
O Ipsos Marplan revela dados de levantamento sobre as preferências musicais dos brasileiros.
A música sertaneja lidera o ranking com 32% da preferência da população, seguida pela música popular brasileira, com 28%.
Os gêneros samba/pagode e axé, ritmos que caracterizam o Carnaval no Brasil, são os preferidos por 25% e 10% dos entrevistados, respectivamente.
Grande Rio de Janeiro (35%) e Grande Salvador (31%) apontaram os maiores índices em relação à preferência por samba/pagode. Em seguida estão Grande Recife (29%) e Grande Porto Alegre (28%). Já entre os ouvintes de axé, Grande Salvador se destaca com 33%, seguida de Grande Belo Horizonte (16%) e Grande Recife (11%).
A Grande Goiânia apresenta o menor índice de ouvintes de samba/pagode, com 6%, e os moradores da Grande Porto Alegre e da Grande Florianópolis são os que menos ouvem axé, 3% cada.
Entre os ouvintes de axé, 58% pertencem ao sexo feminino, contra 42% do sexo masculino. Classificados quanto aos critérios socioeconômicos, 6% pertencem à classe A, 32% à classe B, 51% à classe C e 12% à classe DE. A maior parte deles tem idade entre 18 e 29 anos (35%), seguidos de pessoas de 30 a 39 anos (22%).
Entre os adeptos do samba/pagode, as mulheres correspondem a 53%, contra 47% de homens. 5% fazem parte da classe A, 33% da classe B, 51% da classe C e 11% da classe DE. Pessoas de 18 a 29 anos correspondem a 35% dos ouvintes, seguidas por aquelas com idade entre 30 e 39 anos (21%).
A pesquisa ainda revela que 24% das pessoas que preferem ouvir samba/pagode compraram CDs e DVDs nos últimos três meses, produtos adquiridos também por 25% dos ouvintes de axé.