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Cadastro Nacional de Reclamações

Celulares e eletrodomésticos lideram

28.07.11

As reclamações referentes a aparelhos celulares, equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos lideram o ranking do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça.


Para elaborar a lista, foram utilizados dados dos Procons de 22 Estados e do Distrito Federal.


As reclamações referentes a celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos representam 55,74% das queixas recebidas pelo órgão.


Em segundo lugar, aparecem as reclamações relacionadas a assuntos financeiros (bancos, financeiras, cartões de crédito etc.), com 21,46%. Na sequência estão os serviços considerados essenciais (tratamento e abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, compensação bancária etc), que somam 14,81%.


Os dados apresentados são do período de setembro de 2009 a agosto de 2010.


Na categoria produtos, das 68.373 reclamações, 21.609 se referem a celulares. O que significa dizer que o aparelho corresponde, sozinho, a 17,6% do cadastro. Logo após aparecem microcomputador e produtos de Informática, com 8,04%, e televisão e filmadora (3,64%).


As infos são da Folha.

Cadastro Nacional de Reclamações

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