Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Os carros que trazem + satisfação
Pesquisa feita pela consultoria J.D. Power, citada pelo jornal O Estado de S.Paulo, apresenta um ranking com os carros que trazem maior satisfação entre os consumidores.
Numa lista com os 37 modelos mais vendidos no Brasil, o campeão entre os subcompactos é o novo Gol (G5), da Volkswagen, com 731 pontos.
Entre os compactos, o Volkswagen CrossFox tem a melhor pontuação (790), enquanto o líder entre os médios é o Honda Civic (830).
Os fabricantes dos três modelos que ficaram em primeiro lugar - Volkswagen e Honda - vão receber da consultoria um troféu confeccionado pela mesma empresa que produz o Oscar.
A pesquisa detectou ainda que o brasileiro é um dos menos satisfeitos com a posse do seu veículo, principalmente por causa dos altos custos com manutenção, reparos e combustível.
Entre sete países, o Brasil está atrás apenas da Itália. A insatisfação é maior entre donos de modelos mais baratos. O país também é o penúltimo na lista onde os veículos apresentam maior índice de defeitos.
O estudo foi feito com proprietários de veículos adquiridos num intervalo de dois anos e mostra que, numa escala de até 1 mil, a satisfação dos brasileiros com seu automóvel atinge 743 pontos, enquanto a dos italianos é de 729 pontos.
O maior índice de satisfação é dos mexicanos (889 pontos), seguido por alemães (807), ingleses (794), canadenses (789) e franceses (753).
A pesquisa envolve custo de propriedade, design, serviços prestados pelas concessionárias e qualidade do veículo.
No Brasil, foram ouvidas 5 mil pessoas durante o mês de maio.
A pesquisa sobre a satisfação dos proprietários de veículos foi iniciada em 1995 e é chamada de Vehicle Ownership Satisfaction Study (Voss), nome mantido no país, onde será feita anualmente.
"Na maioria dos países, o principal fator de insatisfação dos consumidores é o design; no Brasil, é o quanto se gasta para ter o carro, especialmente entre donos de modelos compactos", diz Jon Sederstrom, diretor da J.D. Power do Brasil. Segundo ele, 20% dos consultados nessa categoria afirmaram que os gastos com serviços foram muito maiores do que o esperado.
O item envolve consumo de combustível, seguro e manutenção/reparo e foi citado por 31% dos pesquisados como principal fator de insatisfação.
A aparência, desempenho e conforto vem em segundo lugar (28% das respostas), os serviços das revendas em terceiro (23%) e, por último, a qualidade e confiabilidade do veículos (17%).
Segundo Sederstrom, o objetivo da pesquisa é ajudar o consumidor a escolher um produto e contribuir para que o fabricante entenda as expectativas e necessidades dos clientes.
Nos EUA, 60% dos compradores de carros novos levam em conta os resultados da pesquisa no momento da compra.