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Procon notifica Pepsico
O Procon-SP notificou a Pepsico do Brasil após reclamações de consumidores sobre a promoção "Junta Que Dá", lançada pela fabricante no começo deste ano (leia aqui).
A empresa terá de prestar esclarecimentos sobre a ação, questionada por clientes nas redes sociais e junto ao próprio órgão. Os consumidores mostraram-se confusos com o regulamento.
De acordo com queixas feitas ao Procon, ao contrário do que as regras dão a entender, o sistema escolhe o premiado independentemente da quantidade de códigos cadastrados.
Outras reclamações relatam problemas na troca de vales-produto. Também de acordo com esses consumidores, alguns postos de venda não efetuam a troca, e há cidades sem locais determinados para o resgate de brindes.
Se a empresa faz uma campanha nacional, ela deve estar apta a contemplar os consumidores do país inteiro. Se não houver ponto de troca, o produto deve ser encaminhado para a residência do consumidor, ou alguma outra alternativa que não penalize o cliente, afirmou Márcio Marcucci, diretor de Fiscalização do Procon-SP.
Segundo o pedido do órgão, a empresa deverá apresentar, entre outros detalhes, o regulamento da promoção, relacionar todos os produtos participantes e esclarecer o sistema adotado para a premiação.
Após análise, se for comprovada alguma irregularidade, a empresa poderá ser penalizada nos termos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
A Pepsico afirmou não ter recebido a notificação até o momento.
Leia anterior sobre o assunto aqui.
As informações são do Portal Exame.