arrow_backVoltar

Aplicativos

Apple questionada por vendas via iTunes

10.02.11

A Apple entrou na mira do órgão de proteção ao consumidor, nos EUA, depois que o deputado democrata Edward Markey questionou se transações financeiras promovidas dentro de aplicativos para crianças, baixados em sua loja do iTunes, são práticas enganosas.


Em carta enviada à Comissão Federal de Comércio (FTC), o deputado pede ao órgão que investigue a questão e forneça mais informações ao consumidor sobre as chamadas compras intra-aplicativo (in-app).

"Estou preocupado com a forma como esses aplicativos são promovidos para o consumidor, sobretudo para crianças", escreveu Markey, da subcomissão de comunicação, tecnologia e internet da Câmara, em seu site.

O FTC ainda não se pronunciou sobre o caso. Uma reportagem publicada pelo jornal Washington Post cita pais que baixaram aplicativos gratuitos para os filhos pequenos e terminaram com uma conta de mais de US$ 1.000 na mão, informa a Folha.

Embora alguns jogos para iPhone e iPad sejam gratuitos, às vezes a criança é estimulada a fazer compra real para obter um determinado item e passar de fase.


Leia anterior sobre questionamentos relativos à comercialização de versão de jornais para iPad aqui.

Aplicativos

/