arrow_backVoltar

Mapping the Future

SuperUber cria escultura interativa para Intel

27.02.12

A produtora SuperUber criou para a Intel uma "escultura-game interativa multimídia", chamada "Mapping the Future", que estará exposta no estande da multinacional no Mobile World Congress, que acontece a partir desta segunda-feira (27) até o dia 1º de março, em Barcelona, Espanha, e tem como objetivo apresentar novidades em mobile.


As formas da escultura são mapeadas com projeção. O visitante interage por meio de um smartphone ou tablet e usa um “estilingue” virtual para driblar obstáculos, atingir o centro da peça e, desta forma, acionar uma performance visual na escultura.


Podem participar até seis jogadores, que colaboram para alcançar o mesmo objetivo.


Após vários tiros atingirem o centro, uma nova textura é revelada e uma performance de animação toma conta da escultura e dos aparelhos usados como interface.


"Esse é um dos principais trabalhos da SuperUber porque envolve uma série de experimentações que desenvolvemos num único projeto: escultura (estudo da forma), projeção mapeada, game, interatividade, aplicativos para aparelhos mobile, enfim, é um trabalho que integra várias vertentes ao mesmo tempo", declara Liana Brazil, sócia-diretora da SuperUber. 


Outro aspecto destacado por Liana é que há um diálogo entre a parte física e a virtual do projeto. "A bolinha virtual percorre a escultura física e se movimenta mais rapidamente ou mais devagar dependendo do ângulo", explica.


Quatro telas de 46 polegadas acompanham a escultura e mostram imagens das performances em tempo real.

A SuperUber foi convidada pela Vice Media para criar a escultura/game. A parceria com a produtora começou no The Creators Project (aqui), projeto da Vice e da Intel que explora as fronteiras da expressão criativa com a utilização de tecnologia (leia aqui).


"Considero fantástico o Creators Project, porque reúne trabalhos de artistas com perfis diferentes, juntando projetos de criatividade do mundo inteiro", comenta Liana.


Esse é o segundo jogo-instalação produzido pela SuperUber. O primeiro, Super Pong, exposto na Alemanha, Índia, Brasil, EUA e Inglaterra, é uma mistura do pebolim com o game Pong, e revisita a estética minimalista dos antigos vídeo-games (leia aqui).

Mapping the Future

/