Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Vendas devem atingir 5,1 mi de unidades este ano, no Brasil
As vendas de tablets no Brasil devem atingir o patamar de 5,1 milhões de unidades este ano, o que representaria um crescimento de 67% sobre o desempenho verificado em 2012, segundo projeção divulgada pela consultoria do mercado de tecnologia IT Data.
No ano passado, foram vendidos 3,1 milhões de unidades, o que representou alta de 222% sobre o balanço das vendas de 2011.
De acordo com o diretor de pesquisas da IT Data, Ivair Rodrigues, o indutor das vendas no ano passado foi a queda dos preços, por meio do lançamento de marcas e modelos mais baratos.
Em 2011, o preço médio de um tablet superava R$ 1 mil. Desde então, os valores foram caindo. Apenas no quarto trimestre do ano passado, 56% dos tablets vendidos custavam menos de R$ 500. Mesmo assim, os produtos com faixa de preços maiores também tiveram crescimento, mostrando que há grande interesse pelo produto, disse.
O perfil dos consumidores de tablets é formado por pessoas que já possuem um PC: elas não substituíram seu computador, mas compraram mais uma opção de produto tecnológico, por sua mobilidade. Assim, o notebook ainda está na lista de desejos do consumidor e suas vendas foram três vezes maiores do que as dos tablets, em 2012.
Segundo Rodrigues, a adoção dos tablets se dá sobretudo entre os consumidores "pessoa física". A adoção no mundo corporativo ainda é muito baixa, avaliou. De um universo de 1.140 empresas entrevistadas pela consultoria, a proporção de tablets sobre os computadores é baixa: de cada 100 PCs havia 1,1 tablet.
As informações são da Agência Estado.