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Homens compram itens de luxo como mulheres
Os homens estão comprando itens de luxo exatamente como as mulheres. Eles até se apaixonam por sapatos, segundo estudo da Bain & Company, que usa a expressão "feminilização da sociedade" para descrever o atual padrão de consumo.
Segundo a consultoria, citada pela Folha, os homens são agora responsáveis por 40% das vendas de artigos de luxo pessoal.
Em mercados ascendentes, como o Oriente Médio, são um dos principais motores do crescimento.
No mercado global, as vendas de vestuário de luxo masculino "prêt-à-porter" neste ano devem crescer a uma taxa superior às vendas de itens femininos (9% e 7%, respectivamente)
O estudo indica ainda que os gastos masculinos com sapatos e outros artigos de couro aumentam e que marcas têm investido em lojas só para homens em cidades consideradas estratégicas.
O consumo de luxo na China é uma das principais apostas do segmento. No ano passado, o país asiático, sozinho, registrou quase tantas novas aberturas no segmento quanto Europa e EUA somados.
Segundo a consultoria, o mercado global de luxo deve avançar 10% neste ano. A Europa, porém, deve perder participação - de 37% no ano passado para 36% neste ano. A fatia de Ásia-Pacífico tende a crescer de 17% para 19%.
O Brasil, segundo a consultoria, embora seja ainda um mercado pequeno para o luxo, registra crescimento rápido. Enquanto o mercado global gira em torno de 191 bilhões, o brasileiro responde por 2,3 bilhões, com crescimento projetado de 20% em 2011. No período anterior, o avanço anual havia sido de 25%.