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Telinha paga

Tempo de publicidade será maior

02.06.11

O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve aprovar nesta quinta-feira (02) regras que abrem o mercado de TV a cabo para as operadoras de telefonia.

Além disso, a Anatel criará novas fontes de receita para as operadoras ao igualar a publicidade da TV fechada à da TV aberta, informa a Folha.

Atualmente, as emissoras abertas inserem comerciais em até 25% do tempo de programação.


A receita gerada com a publicidade paga os custos, já que o sinal é franqueado ao telespectador.


Embora exista respaldo legal para veiculação de comerciais, essa lógica de mercado é oposta na TV fechada. As empresas faturam 70% com a venda de assinaturas e 30% com publicidade.

Caso a proposta do regulamento seja aprovada, os canais pagos ficarão livres para negociar inserções no limite da TV aberta (25%).

No ano passado, o Ministério Público Federal de São Paulo chegou a questionar o abuso das inserções nos canais pagos.


O procurador alegava que havia propaganda em excesso, acima da média de oito minutos por hora, conforme informou a ABTA (Associação Brasileira das Empresas de TV por Assinatura) na ocasião.

Com a mudança, parte da receita gerada pelo aumento de publicidade poderá ser usada para arcar com os custos que surgirão com as metas de cobertura impostas às teles, caso adquiram novas licenças de TV a cabo.

Telinha paga

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