arrow_backVoltar

Gato preto

Depois de reclamações, Volkswagen tira filme do ar

05.02.13


A Volkswagen decidiu cancelar a veiculação do comercial "Superstição", criado pela AlmapBBDO, que gerou polêmica na internet ao associar um gato preto ao azar.



Muitos internautas consideraram que o filme poderia estimular ainda mais a violência contra esses animais.



Em sua página no Facebook, a Volkswagen emitiu o seguinte comunicado:



"A Volkswagen do Brasil esclarece que o comercial de varejo denominado ‘Superstição’ será retirado do ar nesta quarta-feira (dia 06 de fevereiro) em respeito e atendimento às manifestações acerca do tema. Em nenhum momento, no comercial, a Volkswagen quis estimular/sugerir qualquer tipo de desrespeito aos animais. Pelo contrário. Os animais sempre serviram de inspiração para as nossas campanhas, por sua inteligência e exuberância, e geraram filmes marcantes como o do Cachorro-Peixe e da Ovelha-Nuvem ( ambos para SpaceFox), dos Tigres (CrossFox), do elefante Korama (Amarok), do “’cachorro Pug falante” (Jetta) e dos cães Labradores (Gol)."



O filme na verdade já foi retirardo das redes sociais e até mesmo do site da Zeppelin filmes, que produziu a peça.



Ao blog "Conversa de Bicho", o sócio e vp de criação da Fischer & Friends, Mario D’Andrea, declarou  que há exagero em relação ao entendimento da mensagem transmitida pela campanha feita pela AlmapBBDO. “O filme fala sobre crendices populares e acredito que, tanto para o cliente quanto para a agência que o produziu, o assunto não é o animal, mas sim a superstição. Acho que as pessoas deviam dedicar o tempo delas nas redes sociais para discutir assuntos mais sérios. E o País está cheio deles.”


Gato preto

/