Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Festival cancela Leões da Moma
O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, por meio de Fábio Costa, diretor de Mercado Anunciante do Grupo Estado, anuncia que os organizadores do evento, após conversas com a Moma Propaganda, decidiram cancelar os dois prêmios outorgados à agência neste ano: Leão de Prata na categoria Press e Leão de Bronze em Outdoor por dois anúncios da campanha de ar-condicionado para Kia Motors (Teacher e Princess).
"As regras do Cannes Lions determinam que, se solicitadas, deverão ser oferecidas provas de que as campanhas foram de fato veiculadas e que foram legitimamente criadas para um cliente pagante. Apesar das várias conversas, a Moma Propaganda não ofereceu as evidências exigidas e, portanto, os prêmios foram cancelados, afirma Philip Thomas, CEO do Festival.
Além disso, conforme especificado em nossos termos e regulamento, nos reservamos o direito de tomar as providências cabíveis contra indivíduos listados nos créditos, quando não conseguirem comprovar a veracidade dos trabalhos inscritos de forma satisfatória. Neste momento, a decisão tomada é de banir qualquer trabalho criado por aqueles creditados na inscrição pelo período de um ano. Portanto, nenhuma inscrição será aceita por parte destes indivíduos para a edição do evento em 2012, acrescentou Philip Thomas.
A campanha havia também gerado polêmica por outro motivo: leia aqui.
Essa é a primeira vez que o Festival de Cannes decide banir criativos; a medida foi decidida em 2009, em função de campanha criada pela Dm9 e premiada pelo One Show que gerou forte polêmica internacional (aqui).
Comentários
Albino JC - Peraí, deixa ver se entendi. Os leões foram devolvidos porque as peças são fantasmas? Ah tá.
Leticia Coimbra - Primeiro foram banidos do One Show por causa da campanha de WWF. Agora banidos de Cannes. Daqui a pouco só sobra o Colunistas pra competir.
Roberto Fontes - Não tem nada de Pedofilia nas peças.
Alexandre - Depois a gente reclama da imagem que se tem do Brasil lá fora. País do samba, das bundas, do turismo sexual e, cada vez mais, dos fantasmas em prêmios de publicidade.
Ana Carolina - Entre fantasma e peça veiculada numa revista de Piraporinha do Bom Menino, não há diferença alguma.
RG - O Geraldo Magela me contou que viu essa ideia numa revista. Portanto, favor devolver os leões aos devidos criadores.
Alceu - Esse mercado é hipócrita mesmo. Na minha teoria: só perde quem tem o que perder. Quem não conquista nada se realiza sendo crítico de plantão.
Marcio Ehrlich - O Colunistas baniu fantasmas antes de Cannes. E como os jurados conhecem grande parte do mercado, já telefonam na hora para confirmar. Várias peças já perderam prêmio assim, sem alarde nem desgaste para o mercado.