arrow_backVoltar

No Brasil

Despenca número de marcas líderes por 10 ou mais anos

07.10.13


O número de marcas que mantêm sua liderança caiu drasticamente, nos últimos dez anos, no Brasil. Em 2003, eram 69 as marcas de bebidas, alimentos industrializados e artigos de higiene e limpeza que lideravam as vendas em suas categorias por dez anos consecutivos. No ano passado, as líderes por uma década foram apenas 28 marcas. A redução é de 59%, de acordo com pesquisa da Kantar WorldPanel.



"Ficou mais difícil se manter na liderança", afirma a diretora comercial da empresa de pesquisa, Christine Pereira. Para chegar a esse número, foram visitados semanalmente 8,2 mil domicílios espalhados pelo país e coletados os tíquetes de compra, onde constam as marcas dos produtos adquiridos.



Na avaliação de Christine, as marcas estão com mais dificuldade de permanecer na liderança por causa do grande número de lançamentos.



Além disso, com a ascensão social de boa parte da população brasileira, o consumidor ampliou a renda, teve acesso a novas categorias de produtos e ficou mais exigente na relação custo / benefício. "Marca que não inova não se sustenta", diz Christine.



Das 28 marcas líderes apontadas pela pesquisa, em 2012, apenas sete foram líderes ao mesmo tempo em todas as regiões do país por uma década inteira: o adoçante líquido Zero Cal, a aveia Quaker, o multiuso Veja, o café solúvel Nescafé, o detergente líquido Ypê, o sapólio Radium e o detergente em pó Omo.



Leia matéria do jornal O Estado de S.Paulo, na íntegra, aqui.


No Brasil

/