arrow_backVoltar

Estudo / W/McCann

A Verdade sobre a Juventude Global

19.07.11

A WMcCann apresenta o resultado do estudo “A Verdade sobre a Juventude Global”, realizado com 7.000 pessoas entre 16 e 30 anos, em abril de 2011, em conjunto com outros escritórios do McCann Worldgroup.

O estudo incluiu sete mercados - Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, China, Índia, Brasil e México - e observou as motivações dos jovens ao redor do mundo, procurando revelar o que os faz ser diferentes das gerações anteriores.

A pesquisa mostra que esta geração é regrada pela tecnologia e motivada por três necessidades: de autenticidade (ver as coisas como elas realmente são), de justiça (social ou pessoal, de fazer o que é certo, de ser um ativista) e de compartilhar (conexão, relacionamentos e comunidades).

Essas motivações levam a comportamentos que transcendem fronteiras internacionais, aponta o estudo.

Mais da metade dos entrevistados (53%), de 16 a 22 anos, disse que abriria mão do seu olfato, mas não abriria mão da tecnologia.

Para essa geração, a tecnologia é uma espécie de supersentido que a conecta ao conhecimento, aos amigos e às oportunidades de entretenimento.

Quando perguntados sobre os valores que procuram em um melhor amigo, os jovens optaram pelos amigos “verdadeiros”. Escolhido por 42% dos jovens, o item teve o dobro de respostas em relação à segunda opção considerada mais importante: autenticidade, escolhida por 22% deles. “Verdadeiro” é também a palavra mais aplicada aos jovens quando eles se auto definem - 21% deles escolheram essa opção como descrição pessoal. 

A justiça é a segunda motivação mais importante para os jovens, escolhida por 52% deles. A maneira pela qual os jovens se qualificam é “diferenciar o certo do errado” (44%). Uma grande porcentagem de jovens diz que a coisa pela qual mais querem ser lembrados na vida é por terem “mudado o mundo de uma maneira positiva”.

Além disso, os jovens ao redor do mundo acreditam que as mídias sociais podem ser aproveitadas na questão da justiça social.

A pesquisa também descobriu que, para os jovens de hoje, tudo gira ao redor do convívio social, das pessoas com quem nos relacionamos e com quem compartilhamos. O estudo ainda destaca frase de um dos entrevistados: “Se não há fotos, não aconteceu”.

Considerando que a geração passada cultivava um grupo pequeno de amigos, os relacionamentos entre os jovens de hoje são mais complexos. Usando as mídias sociais, um adolescente gerencia e mantém vários grupos de amizades. 

"Conectar-se com amigos estrangeiros substituiu a necessidade de pertencer a um grupo fechado de amigos. Essa é a geração estratégica que, de forma eficaz, constrói diferentes identidades e avalia a utilidade de conexões específicas. Não é à toa que, globalmente, 47% dos jovens, mais do que tudo, querem ser lembrados por suas relações e conexões", comenta Aloísio Pinto, vp de planejamento da WMcCann e coordenador do estudo no Brasi.

Para assistir a um vídeo sobre o estudo, clique aqui.


 

Estudo / W/McCann

/