Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Seja autêntico ao criar perfis na internet
Seja autêntico e verdadeiro na criação de um perfil na internet.
Definitivamente, a sua exposição na internet deve ser feita de maneira positiva. Muitas empresas já incorporaram a pesquisa virtual para obter informações sobre candidatos a uma vaga. Portanto, a reputação na internet pode definir o futuro profissional de uma pessoa.
Com o surgimento de mais uma nova rede social, a Branch Out, que é integrada ao Facebook e tem a facilidade de importar o perfil do LinkedIn, seu principal concorrente, os internautas recebem mensagens dessa nova ferramenta, que tem despertado a curiosidade.
Desta vez, o convite não é para nenhum passatempo, como Farmville ou Vampire Wars, mas para uma interação profissional dentro do Facebook. Uma vez registrada, a pessoa pode compartilhar informações com outros amigos sobre trabalho ou estudos. Ou seja, funciona como um currículo virtual. Para expandir a rede, a ferramenta estimula a interação através de uma espécie de certificado de honra.
Quanto mais amigos você convidar para o Branch Out, maior será a sua posição em certificações (bronze, prata, ouro, entre outras). Muito mais importante do que isso, por meio da rede você poderá ter acesso às vagas e também se conectar com o perfil de uma empresa ou profissional que esteja recrutando.
Você é o responsável por construir sua reputação na web. Ninguém mais. Você é o que aparece no LinkedIn, no Google, no Facebook, no Twitter, nos blogs que frequenta, e por aí vai.
Os seus comentários, conexões e nível de atividade são determinantes para alguém construir uma imagem sua, quer seja seu amigo ou não.
Por isso mesmo, não construa uma imagem pessoal "falsa" na web, algo que você não é, mas procure expor o seu melhor perfil e seja autêntico. Enfim, a construção da imagem de sua personalidade em qualquer ocasião depende exclusivamente e unicamente de você, do seu caráter, profissionalismo, comportamento, do que fala, como se veste e se apresenta. Na web, é igualzinho, com o agravante de que a web é o mundo.
Tudo que você publica e insere está disponível para todos, inclusive para as empresas e ficará registrado praticamente para sempre. Se deseja criar uma boa imagem, procure expor o que tem de melhor. Exemplo: Se você é uma pessoa ligada às causas comunitárias, publique isso de forma regular. Você tem um conhecimento específico ou um hobby legal? Uma boa ideia: faça um blog e comece a inserir seu conhecimento, opiniões ou ideias.
Portanto, a conclusão fundamental, é que os profissionais devem pensar na forma de participar e expor suas vidas nas redes sociais, seja o Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin, pois isso irá impactar de forma direta na sua reputação pessoal e profissional.
Fernando Tassinari, CEO da Sun/MRM