arrow_backVoltar

Pesquisa

"Fans.Passions.Brands", assinada pela Havas Sports

14.07.14


A Havas Sports & Entertainment (HS&E), em parceria com o Annenberg Innovation Lab, da University of Southern California (USC), acaba de divulgar dados do estudo "Fans.Passions.Brands", que analisou o comportamento dos consumidores fãs de esportes, em especial do futebol, e sua relação com as marcas patrocinadoras.



A pesquisa também teve o intuito de mostrar como esse público costuma consumir informação sobre esportes na mídia. Participaram 21 mil pessoas de 15 países, incluindo o Brasil.



O estudo detectou que o futebol é realmente o esporte preferido na maioria dos países pesquisados. Mais da metade das pessoas (52%) prefere assistir ao jogo da sua seleção nacional, mais do que acompanhar competições de times locais. No Brasil, onde 1.248 pessoas responderam as questões, esse número chegou a 57% e praticamente todos (92%) disseram ter algum interesse em futebol. Para 46% dos brasileiros, o ato de torcer pelo time - seja a seleção nacional ou o clube local - é "muito importante na vida deles".



A conexão desse público com o futebol é intensa, segundo a pesquisa: 63% gostam de acompanhar histórias sobre o time e seus jogadores; 42% se sentem integrantes do time favorito; 45% pensam no clube mesmo quando não estão assistindo ao jogo; 46% dizem que o time escolhido diz muito a seu respeito (se referindo à personalidade); e 59% acreditam que atividades antes e depois dos jogos, como o consumo de conteúdo esportivo, são elementos importantes na vida de um torcedor.



Quando questionados se são fãs de seu time, 45% disseram ser fãs dedicados, 40% fãs comuns e 11% se caracterizaram como “fã casual”.



O estudo também avaliou a relação dos torcedores com as marcas que patrocinam seus clubes e jogadores prediletos. A maioria dos brasileiros disse ter conhecimento das empresas patrocinadoras, sendo que 77% conseguiram lembrar de pelo menos uma marca relacionada ao time e jogadores favoritos e 53% disseram até três marcas que investem no seu clube.



Entre os entrevistados, 44% procuram conhecer mais sobre a proposta da companhia, seus produtos e serviços, quando uma empresa patrocina seu time.



A ação de patrocínio aos clubes melhora a imagem da marca junto aos torcedores, dizem 61% deles (contra 49% no consolidado global).



Uma parte desse público (42%) revela ser frequente o contato com a marca pela primeira vez devido a um patrocínio à equipe, aos jogadores ou até aos eventos esportivos (superior aos 22% na média geral dos países). E 56% sentem apoiar o time ao usar produtos e serviços das companhias que investem no clube.



A participação de atletas e times na propaganda de empresas também foi avaliada. De acordo com 61% dos entrevistados, isso aumenta significativamente a atenção ao produto ou serviço promovido. Um número ainda maior, 66%, valoriza quando jogadores e time favoritos se envolvem com marcas que fazem a diferença em suas comunidades, com presença além da propaganda.



Outro ponto analisado pelo levantamento global é como esse público se relaciona com a mídia e consome notícia esportiva.



Para os brasileiros, a TV é o meio mais utilizado para consumir informação sobre esporte (92% assistem). Em seguida: mídias sociais (81%), sites esportivos (75%), jornais (72%), rádios (63%), revistas (55%) e blogs de esportes (53%). Já entre as redes sociais, o Facebook é a mais utilizada por 92% deles. E mais de 60% revelam que costumam consumir e interagir constantemente com conteúdo (vídeos, jogos, imagens, posts, artigos) criado por patrocinadores do seu time ou jogadores favoritos.



Os 15 países participantes do estudo são França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, Portugal, Polônia, Rússia, Estados Unidos, México, Brasil, Colômbia, Chile, Argentina e China.


Pesquisa

/