arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Advertainment não é videocase (Luiz Evandro)

31.10.12


A maior empresa de advertainment do mundo se chama Red Bull. Em seu último grande projeto, um herói subiu à estratosfera para saltar de paraquedas quebrando recordes e a velocidade do som (leia aqui). É um projeto de dois anos, com milhões de dólares investidos em testes e equipamento. Tudo foi extensamente documentado no site da empresa.



Existem dois vídeos na internet mostrando o tal feito: um real e outro que foi produzido em 3D e composição, com uma qualidade incrível. Será que alguém, dos milhões que compartilharam, notaria se tivessem postado somente o vídeo 3D com a imagem piorada e sacudidas de câmera, como se fosse real? Provavelmente não. E a Red Bull toparia fazer isso só para aparecer e ganhar prêmios? Absolutamente não.



Essa é a diferença entre advertainment e videocase. Advertainment é cultura e entretenimento proporcionados por uma marca. Só para esgotar os anglicismos, é storytelling. Algo que vai ficar de herança para o espectador quando o vídeo acabar. Alguém já viu uma exposição de arte faz-de-conta, série de ficção fantasma ou livro não veiculado?



Não cabe a ninguém ficar criticando ou apontando o dedo para este ou aquele que se utiliza de brechas regulamentares para ser premiado. Existem motivos pessoais e empresariais para isso. Mas se, ao gritar "corta" e logar o cartão das Alexa, não ficar para trás uma nesga genuína de cultura ou o olhar maravilhado de um espectador que seja, o que você tem nas mãos é uma peça para festival. Nada mais. E nada contra. Mas Advertainment não é videocase.



Luiz Evandro, innovation designer e scene director da Volcano Hotmind



Clubeonline. Há 10 anos, o que interessa em propaganda.


O Espaço é Seu

/