Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acionistas querem tirar Bill Gates do conselho
Três dos 20 principais investidores da Microsoft querem a saída de Bill Gates da presidência do conselho de administração da companhia que ajudou a fundar há 38 anos, dizem fontes próximas à situação.
Apesar de o presidente executivo da Microsoft, Steve Ballmer, estar sob pressão há tempos para melhorar o desempenho da empresa, esta é a primeira vez que os principais acionistas estão mirando Gates, que continua a ser uma das figuras mais respeitadas e influentes no setor de tecnologia. A Microsoft não quis comentar o assunto.
Não há nenhuma indicação de que o conselho da Microsoft vá atender aos desejos dos investidores, que detêm pouco mais de 5% das ações, de acordo com as fontes. Elas pediram que a identidade dos investidores dissidentes não fosse revelada. Gates possui sozinho cerca de 4,5% da empresa, avaliada em US$ 277 bilhões, e é o maior acionista.
Os três investidores dizem que a presença de Gates no Conselho bloqueia a adoção de novas estratégias e limita o poder de um novo presidente executivo para fazer mudanças substanciais. Em particular, eles chamam atenção para o papel de Gates no comitê especial, que busca o sucessor de Ballmer.
Leia matéria do Estadão, na íntegra, aqui.