arrow_backVoltar

O espaço é seu

O top 5 do SxSW Interactive (Marcelo Páscoa)

14.03.14


Marcelo Páscoa, diretor de criação e head digital da DM9DDB, fez o ranking das 5 top atrações que surpreenderam o público durante o South by Southwest Interactive, nas quais, na opinião dele, quem não foi ao evento tem que dar uma olhada:



1. Neil Young: “A palestra de Neil Young foi o momento mais inspirador do festival. O músico apresentou a plataforma PONO, primeira plataforma de música digital de alta fidelidade que pretende catapultar a música digital para um patamar de qualidade completamente novo. Segundo Neil, a experiência que nós temos hoje com os arquivos mp3 seria o equivalente a ouvir nossas bandas favoritas debaixo d’água. Independentemente do sucesso que a plataforma venha a ter, foi emocionante ver a paixão e o comprometimento de um artista que, perto de completar 70 anos, parece decidido a promover uma verdadeira revolução da música digital”



2. Lena Dunham: “Pessoalmente, eu acho que ninguém deveria ser tão desesperadamente jovem e talentoso ao mesmo tempo. Mas Lena Dunham é. Ao criar, redigir, dirigir e protagonizar Girls, Lena deu um chute na boca da indústria do entretenimento. Desde a estreia da série, que está na sua terceira temporada, tudo mais parece um pouco velho, triste e chato. O que nem todos sabem é que foi aqui, no SxSW, que Dunham se firmou como artista, lançando filmes experimentais e estabelecendo contatos que depois seriam a base da sua bem-sucedida trajetória como artista.”



3. Neil deGrasse Tyson?: “Uma provocação para que as pessoas voltem a sentir curiosidade sobre o planeta em que vivem. Esta foi a grande contribuição do Tyson no SxSW. Todos nós nos sentimos um pouco ignorantes ao ouvi-lo. Ele fala sobre ciência de maneira muito profunda, mas absurdamente acessível. Além de todo conhecimento, ele é um showman, personagem inspirador e muito provocativo”



4. Edward Snowden : “A palestra do Snowden aconteceu ao mesmo tempo que a palestra da Lena Dunham. Como o SxSW é feito de escolhas, não consegui assistir tudo ao vivo. Vi partes da palestra no Youtube. Mas, foi ele o responsável por trazer à tona o assunto mais discutido nesta edição do Festival: a privacidade na Internet. Além disso, foi incrível ver Snowden falar para um auditório lotado nos Estados Unidos, mesmo não podendo estar aqui fisicamente”



5. Blake Mycoskie (TOMS): “O fundador da marca TOMS, Blake Mycoskie, levantou a galera no festival. A maioria das pessoas conhece a marca TOMS pelos seus sapatos e óculos de visual descolado e a premissa “Um Pra Um” que acompanha a venda dessas duas linhas de produto: para cada par de sapatos vendidos, outro par é doado a famílias carentes; já os lucros obtidos com cada par de óculos financiam o tratamento de uma pessoa com deficiência visual. Depois do sucesso dessas duas iniciativas, a TOMS anunciou no SxSW sua nova empreitada. Uma linha de cafés especiais que pretende ajudar a resolver o problema da água no mundo. Para cada saco de café vendido, a marca vai entregar uma semana de água potável em regiões onde as pessoas não têm acesso a esse recurso”.



O SxSW Interactive acabou. Nos próximos dias, a cidade será embalada pelo festival de música em que a grande atração promete ser Lady Gaga, que fará palestra e show nesta sexta-feira. 



Marcelo Páscoa, diretor de criação e head digital da DM9DDB



O Adweek também destacou as cinco coisas que aprendeu durante o evento (leia aqui).



Leia ainda texto de Paulo Calia, da Y/B, sobre o SxSW (aqui).


O espaço é seu

/