arrow_backVoltar

Festival Mix Brasil

Evento rola em São Paulo e no Rio

30.10.12


O 20° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, evento LGBT, vai rolar entre os dias 08 e 18 de novembro, em São Paulo e segue para o Rio de Janeiro, do dia 22 de novembro ao dia 01º de dezembro.



O festival terá programação especial no Centro Cultural São Paulo, Museu da Diversidade (Metrô República), Cinesesc Augusta, Espaço Itaú de Cinema, Cine Olido e sessões "open air" no Beco do Graffiti (Vila Madalena) e Largo do Arouche.



O longa “No Caminho das Dunas” (Bélgica / 2012) de Bavo Defurne, inédito no Brasil, abrirá o Festival em São Paulo, no dia 08 de novembro, no Cinesesc Augusta. O filme conta a história de Pim, que vive com sua negligente mãe Yvette, em uma pequena cidade da costa belga em meados da década de 70. Pim cresce desenhando e sonhando com uma vida de fantasia, e chega à adolescência mantendo seus desejos emergentes em segredo. Aos 15 anos, seu maior sonho é com seu amigo e vizinho Gino, por quem alimenta uma grande e não correspondida paixão.



Já no dia 09 de novembro, às 21h, no Centro Cultural São Paulo, acontecerá a estreia da peça “Inferno na Paisagem Belga", a mais nova produção do grupo Os Satyros. O espetáculo aborda a relação de Paul Verlaine e Arthur Rimbaud. Os dois poetas franceses se conheceram em uma Paris pós-Comuna e viveram um romance que impactou a obra de ambos.



Segundo os diretores do Festival Mix Brasil, João Federici e André Fischer, a seleção nacional este ano exibirá 51 curtas nacionais, sendo que 16 deles fazem parte da mostra competitiva. “Esse número representa avanço na produção nacional de temática da diversidade sexual, uma das mais férteis do gênero no mundo. Eles mapeiam os principais polos de produção do país no momento e formam um painel bastante diverso sobre como nos vemos e nos retratamos”.



A Mostra Competitiva Brasil contará com júri formado por diretores de Festivais de Buenos Aires, Lisboa, Valparaíso, Copenhague e São Paulo, além do voto do público.



Os vencedores levarão o Troféu Coelho de Ouro, para o melhor filme, Troféu Coelho de Prata, para melhor direção, melhor interpretação, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor direção de arte, e o prêmio de Aquisição Canal Brasil, no valor de R$ 15 mil, para o melhor curta-metragem.



Há também o Prêmio CTAV – Centro Técnico de Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, que garante o empréstimo de um kit digital pelo período máximo de duas semanas. E ainda o Troféu Ida Feldmanque, que premiará a personalidade que mais se destacar durante o evento. 



Mais de 20 convidados internacionais estarão na 20° edição do Mix Brasil. Entre eles, o ator francês Stéphane Rideau que apresentará “Nosso Paraíso” (Notre Paradis/ 2012), novo longa de Gaël Morel, também presente no evento.



Confira a programação completa, a partir do dia 01º, neste site.



Clubeonline. Há 10 anos, o que interessa em propaganda.


Festival Mix Brasil

/