arrow_backVoltar

Rio, Eu Te Amo

Arquidiocese proíbe uso de imagem do Cristo em longa

08.07.14


A Arquidiocese do Rio de Janeiro não autorizou o uso da imagem do Cristo Redentor em “Inútil paisagem”, dirigido por José Padilha, um dos dez segmentos que compõem o longa-metragem “Rio, Eu Te Amo”, da franquia “Cities of love”, com previsão de chegar aos cinemas brasileiros em 11 de setembro (leia aqui).



Em uma sequência do filme de Padilha, o personagem interpretado por Wagner Moura, durante um voo de asa-delta, reclama sobre a vida, o relacionamento amoroso e a cidade para a estátua do Cristo — a sequência foi rodada com o uso de chroma key (cenário é inserido sobre o fundo).



Coproduzido pela Conspiração Filmes, Empyrean Pictures e BossaNovaFilms, “Rio, Eu Te Amo” foi enviado para a apreciação da Arquidiocese em março e voltou no mês seguinte com o veto.



Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese do Rio, “há cenas no filme em questão que foram consideradas ofensivas à imagem do Cristo e, consequentemente, à casa dos católicos. É uma prática absolutamente normal da Arquidiocese a não autorização de qualquer produto audiovisual que avance nesse caminho”.



Os produtores vinham tentando reverter a situação desde abril, pedindo reuniões e outras formas de contato com a Cúria. Mas não deu certo. Diante do impasse, em maio, na seção de mercado do Festival de Cannes, uma cópia de “Rio, Eu Te Amo” foi exibida para potenciais compradores já sem o episódio de Padilha.



O jornal O Globo tentou obter uma transcrição do monólogo considerado ofensivo pela Arquidiocese, mas os advogados da Conspiração desaconselharam a liberação do texto.



Orçado em cerca de R$ 20 milhões, o filme reúne diretores como Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, John Turturro e Guillermo Arriaga, e elenco que inclui Fernanda Montenegro, Harvey Keitel, Cláudia Abreu, Vincent Cassel e Emily Mortimer.



Em junho, a Arquidiocese do Rio de Janeiro emitiu comunicado se posicionando de forma contrária à campanha criada pelo escritório dinamarquês da McCann para a empresa inglesa de apostas Ladbrokes, que mostrava o Cristo Redentor vestindo uma camisa, em referência à Copa do Mundo (leia aqui).



Confira o trailer de "Rio, Eu Te Amo" e leia a nota anterior sobre o assunto aqui.



As informações são do jornal O Globo.


Rio, Eu Te Amo

/