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Citroën apresenta novo C3
A Citroën apresentou nesta terça-feira (21), o novo C3, considerado pela montadora o "lançamento mais importante na última década", no Brasil.
O modelo conta com para-brisa Zenith deslizante, que possibilita que motorista e passageiros tenham visão mais ampla da paisagem e do céu. O nome Zenith foi dado em referência ao ponto mais alto que uma pessoa consegue visualizar na esfera celestial.
"Durante os testes com os consumidores, percebemos que eles invariavelmente olhavam para cima, supresos com essa característica do automóvel", descreve Sidney Braz, diretor de criação da Euro RSGC Brasil, que assina a campanha de lançamento do novo C3, juntamente com a Media Contacts, responsável pela estratégia online. "Por isso, alinhamos a comunicação buscando explorar o efeito que esse para-brisa causa nas pessoas e a relação de prazer autêntico que elas têm com o carro", afirma.
Para tentar passar essa ideia de "prazer autêntico", o filme (em breve no Clubeonline), rodado em um porto da Turquia e criado em parceria com a Euro RSCG Paris, mostra a experiência de um casal, dono de um Citroën, de "alcançar o céu" com o veículo.
"Quisemos quebrar paradigmas na propaganda do segmento automotivo. Em vez de descrever a tecnologia, falamos do prazer que ela proporciona", defende Braz.
Além do comercial, que chega à telinha no dia 25, a campanha conta com peças para mídia impressa, encarte, publieditoriais e peças para mídia online.
Dentre as ações que farão parte da comunicação na internet, estão o pré-lançamento de novo videoclipe da banda Jota Quest na fan page da Citroën no Facebook (previsto para 13 de setembro), intervenções em portais, anúncios interativos e para iPad, além de concurso de fotografias, chamado "Mobile Cloud Hunt", que premiará o vencedor com uma viagem para ver a Aurora Boreal.
"Assim como na comunicação off line, a estratégia online busca oferecer ao target uma experiência com o carro e a sensação de olhar para cima e visualizar algo bem mais amplo", comenta Raffael Mastrocola, diretor geral da Media Contacts.
Além do para-brisa Zenith, o novo modelo traz outras tecnologias e modificações externas, como lanternas diurnas de LED. O C3 também ficou, nas palavras de seus idealizadores, mais "robusto" e com "linhas mais fortes".
"O novo C3 tem traços mais fortes, ficou mais esportivo e dinâmico e acreditamos que essas características vão atrair também o público masculino", declara Alexander Greif, gerente de publicidade e propaganda da Citroën. Atualmente, o C3 é mais comprado pelas mulheres, que representam 70% dos consumidores do automóvel. A ideia, segundo Greif, é conquistar os homens sem perder o target feminino.
Outro desafio do novo modelo da Citroën, segundo Greif, é o de "manter o posicionamento de compacto premium". "Fomos pioneiros neste segmento, quando lançamos o C3, em 2003, durante a São Paulo Fashion Week, relacionando o produto à moda e buscando transmitir atitude. Nosso objetivo, agora, é manter essa imagem de sofisticação conquistada pela Citroën no Brasil", comenta Greif.
O gerente de publicidade e propaganda da montadora também destaca que a Citroën irá comunicar o lançamento com projetos especiais, como o "Cinema com para-brisa Zenith": em parceria com salas Cinemark, o anunciante vai convidar o público, antes do filme começar, a olhar para uma tela no teto do cinema. Outra ação prevista é a "Street Projection", em que os consumidores poderão fazer uma espécie de "test drive virtual" por meio de video mapping, na flagship da marca, que fica na rua Oscar Freire, em São Paulo.