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Horas/homem por idéia

Alê Silveira, da McCann Bruxelas

18.09.08

Bom, já faz quase três meses que estou trabalhando aqui na McCann Bruxelas.

Das várias coisas diferentes, duas me chamaram bastante a atenção: a formação dos diretores de arte / redatores e o processo de trabalho na criação.

Primeiro, a formação.

Quando falei que no Brasil muitos diretores de arte fizeram faculdade de Comunicação, o pessoal daqui não entendeu direito: "Como assim, os DC não estudaram artes plásticas? Então provavelmente eles devem ter tido uma experiência anterior como desenhistas, pintores, grafiteiros".

Eu respondi que talvez, já que não poderia responder por todos, mas que o padrão, nos ùltimos 5, 10 anos, tem sido formação em Comunicação.

Aqui em Bruxelas, essa formação (Comunicação & Marketing) é mais para o pessoal que trabalha no atendimento de agências ou no marketing de empresas. Eles realmente acharam estranho e eu fiquei pensando nas nossas lacunas.

Talvez eu seja apenas mais um brasileiro deslumbrado com a Europa, mas para mim parece lógico. Uma formação menos abrangente e mais focada na propaganda tem a ver com receitas, tem a ver com caminhos já percorridos.

Uma formação mais abrangente, como por exemplo artes plasticas, teria a ver com a criação de novos conceitos, de novos caminhos.

Agora, o processo da criação. Por aqui, faz-se muito, mas muito mesmo, raf. E a apresentação para o cliente é feita, na maioria das vezes, em layouts manchados.

É fácil de entender as vantagens. Por exemplo, numa campanha com prazo de 5 dias, são 4 dias e meio de criação e meio dia para a execução!

A apresentação é focada na idéia e só depois de aprovada a idéia com o cliente discute-se o design da criação. Nesse ponto, é o diretor de arte e um designer que trabalham juntos (seria o equivalente aos nossos assistentes, mas com formação e papel dentro da agência completamente diferentes). 

É lógico que não é sempre assim, algumas idéias realmente precisam de layouts fotográficos, mas, na maioria das vezes, funciona assim.

Fiquei pensando no nosso processo de trabalho, nos nossos lindos layouts, nos nossos assistentes e diretores de arte com abilidades incríveis no photoshop e no tempo que tudo isso toma.

Por alguns motivo, a nossa indústria se configurou assim, o nosso processo de criação e a urgência de vender as idéias para o cliente se misturaram com a necessidade de mostrar essa idéia da forma mais bem acabada possível, acreditando que isso convença o cliente de que a idéia é boa.

E o pior é que, no fim, acabamos educando nosso clientes a avaliar as idéias dentro desses mesmos parâmetros.

Olha, sou um diretor de arte que tem muito prazer em layoutar, em deixar o layout lindo e coerente, mas, sinceramente, será que realmente precisamos de tantas horas/homem trabalhando pra vender uma boa idéia?

Muitos criativos aqui do Clube têm bem mais experiência do que eu para emitir opinião sobre os caminhos de nossa indústria. Mas acho que poderíamos pensar um pouco mais na nossa formação profissional e nos nossos processos. 

É isso. Joguem pedras à vontade.


Um abraço aos amigos


Alê Silveira, McCann Bruxelas


 Alexandre.Silveira@mccann.com.br

Horas/homem por idéia

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