arrow_backVoltar

Manuel de Instruções – Parte 1

por: Ícaro W. Doria

07.12.04

Eu resolvi escrever o "Manuel de Instruções - Um guia prático da vida em Lisboa" porque cansei de ver gente chegar aqui em Lisboa e bater a cabeça pra abrir conta em banco, arranjar apartamento, sair pra jantar e fazer compras. E o pior de tudo, canso de ver gente que já está aqui há seis, sete meses e ainda não sabe onde é o Campo de Ourique!


Antes de vir


Antes de vir pra cá você tem um milhão de coisas pra resolver. O carro à venda, o apartamento para alugar, as coisas para encaixotar e as malas para arrumar. Mas, acima de tudo, você tem que cuidar do seu visto.


O Visto


Como as exigências para o visto mudam a cada semana, o melhor é entrar no site do consulado de Portugal em São Paulo
(www.consuladoportugalsp.org.br/).

No site você encontra a lista de todos os documentos que precisa para dar entrada no visto, assim como já pode marcar a sua entrevista. É chato, dá um trabalhão, mas tem que fazer.

O visto demora uns bons três meses pra sair. Então provavelmente você viaja antes de ter o dito cujo no passaporte. Por isso, quando chegar a Lisboa e o cara da imigração te perguntar o que você veio fazer em Portugal a sua resposta deve ser: “Oi, eu vim de férias.”

Não importa se você já deu entrada no visto. Não importa se você já entregou toda a papelada. Você só pode trabalhar quando tiver o visto no passaporte. Por isso, se você veio pra Lisboa antes de ter o visto - porque quer procurar apartamento, se situar melhor e conhecer o pedaço -, você veio sim a passeio!

Cansei de ouvir casos de gente que chegou aqui e disse que vinha trabalhar, e aí foi obrigado a pegar o avião seguinte de volta para o Brasil. Eram todos casos que eu escutava, até acontecer com um amigo que veio trabalhar comigo. Sim, ele tem uma boa história para contar, mas com certeza não deseja essa experiência para ninguém.

E isso tudo aconteceu por falta de orientação.


As malas


Você pode trazer duas malas de até 32kg. Não traga todos os seus cds. Não traga todas as fotografias que você já tirou. Não traga todas as roupas que você tem no armário, mesmo porque aqui você vai descobrir a Pull and Bear, a Zara e a H&M.


A chegada


Assim que você chega em Lisboa, passa pelo stress da imigração e pega as suas malas, bate aquele frio na barriga. Mais alguns passos, a porta automática se abre e a sua nova vida começa. E nada melhor para começar a sua nova vida do que um primeiro contato com o português mais mal-humorado que existe: o taxista do aeroporto.


O Taxi


Se ninguém for te buscar no aeroporto, o seu primeiro bate-papo vai ser com um português bastante mal educado e que vai te levar até o seu hotel numa Mercedes que não anda a menos de 120 km/h. (Mas pode ficar tranquilo. Esse comportamento é exclusivo aos taxistas do aeroporto, e não reflete de forma alguma o que é o povo português.)

Tudo bem, você vai sobreviver. Como você tem malas, eles cobram uma taxa a mais pelo uso do porta-malas. Geralmente é mais € 1,50 no preço total da corrida. Tenha uma nota de 10 na carteira, porque se você entregar ao taxista uma nota de 50 ou até de 20 euros, vai ouvir os maiores desaforos em português de Portugal que você jamais ouviu.

Dica: Se você não quer encarar um taxista mal-humorado, o melhor a fazer é pegar o elevador, ir ao andar das partidas e pegar os táxis do ponto que fica neste andar. Eles são honestos, mas guiam aos mesmos 120km/h.


A vida começa em Lisboa


Pronto, você já está em Lisboa. Agora só tem que abrir uma conta, alugar um apartamento e transformar o seu celular num telemóvel.
Vamos começar pela tarefa mais simples…


O celular agora é Telemóvel


Agora o seu telefone celular chama telemóvel. Se no Brasil você tem um daqueles aparelhos de colocar chip (são os da Tim, da Claro e da Oi), pode trazê-los com você, porque aqui eles funcionam.

Só certifique-se de que eles não são bloqueados. Se são, o processo é um pouquinho mais complicado: você vai ter que pagar uma taxa à sua operadora no Brasil para eles desbloquearem o aparelho.

Em Portugal existem três operadoras de telemóveis. Todas são de chip.


A TMN é a mais popular e a que tem mais clientes. Como a maioria tem TMN e as ligações entre TMN são mais baratas, recomendo que você compre um chip ou um telemóvel TMN. O começo dos números é sempre 96.


A Vodafone é a segunda colocada. Geralmente quem não tem TMN tem Vodafone. A Vodafone funciona melhor fora de Portugal do que a TMN, então se você vai passar mais tempo fora daqui do que por aqui, pode comprar um Vodafone. O começo dos números é sempre 91.

A Optimus é a terceira. Ninguém que eu conheço tem Optimus, mas sei que eles começam todos por 93. Os chips das três operadoras custam a mesma coisa: 25 euros e vêm com 15 euros em chamadas.


 No próximo capítulo do Manuel você vai aprender a alugar um ap, abrir conta em banco, comprar móveis... Aguarde!
idoria@lisbon.fcb.com


Comentários

Melissa - Informações muito úteis, de forma simples e descontraída. Obrigada!


 

Manuel de Instruções – Parte 1

/