arrow_backVoltar

Embalagens

Garrafas PET para cerveja? Só com licença do Ibama

06.02.03

As cervejarias que, motivadas pelo baixo custo, estão pensando em adotar as chamadas garrafas PET (de polietileno), ou embalagens feitas com outra espécie de plástico, terão de solicitar uma licença ambiental ao Ibama.
De qualquer forma, o Instituto só pretende liberar qualquer autorização depois de realizar estudos sobre o impacto ambiental que essa substituição causaria e de obter garantias da adoção de medidas eficazes, pelas cervejarias, para evitar danos ambientais.
A decisão foi emitida pelo juiz da 2ª Vara Federal de Marília, Alexandre Sormani, e vale para todo o território nacional.
Dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), citados na ação, informam que, em 2000, o Brasil produziu 255 mil toneladas de plástico PET, tendo sido reciclado apenas 26% desse total.
Levando em conta esses índices, a troca dos vasilhames de vidro pelos de plástico poderia ser desastrosa e a quantidade de lixo não biodegradável aumentaria assustadoramente. A produção e o consumo de cerveja no País, é bom lembrar, giram em torno de 8,45 bilhões de litros/ano.
Leia a íntegra da decisão no site Consultor Jurídico (link abaixo).

Embalagens

/