Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Maison de Yves Saint Laurent, em Paris, vai virar museu
O estilista, que encerrou definitivamente sua carreira ano passado (2002), no dia 31 de outubro, vai transformar seu atelier de alta costura, na Avenida Marceau, em museu.
O último modelo apresentado por esse gênio da moda foi um vestido de lã preto, bordado com folhas de trigo douradas - recriação de um exemplar da coleção outono/inverno 1985/1986, desenhado para Catherine Deneuve.
Desde a abertura do atelier, em 1961, até o fechar das cortinas, em 2002, foram concluídas ali 77.751 peças - a primeira de todas foi criada para Patrícia Lopez Willshaw, esposa de um mecenas que atuava em Paris desde o pós-guerra.
O museu deve ser inaugurado dentro de sete meses e terá como maior atração o acervo particular do estilista, com cerca de 5 mil vestidos e mais de 15 mil acessórios criados ao longo de seus 40 anos de carreira.
Pierre Bergé, sócio de Yves Saint Laurent, resumiu sua tristeza "A Alta Costura acabou".
Quem é ele:
Yves Saint-Laurent nasceu na Argélia, em 1936, e foi descoberto por Christian Dior, que ficou encandado com as criações do então amador. Aos 18 anos, YSL recebeu seu primeiro prêmio ligado ao universo da moda. Orgulhoso de seu pupilo, Dior o indicou como sucessor - o que ocorreu em 1957, após a morte de Dior.
A carreira solo de YSL teve início em 61 (ano em que abriu sua Maison, como já foi dito acima) e, um ano depois, ele apresentou sua primeira coleção.
No atelier da Avenue Marceau, as coleções inspiradas em Mondrian e na Pop Art - sem falar em seu famoso smoking feminino - reformularam as estruturas tradicionais da moda francesa.
As cores foram também um trunfo de Saint-Laurent. Utilizando combinações ousadas de tons, ou ignorando as cores, ele foi capaz de fazer uma coleção toda em laranja e pink e, na estação seguinte, usar apenas o preto.
O estilista, até 2002, era responsável pelas criações, mas já havia passado a administração de todo o desenvolvimento, produção e distribuição dos produtos YSL ao Grupo Gucci.
Como criador de perfumes, Yves Saint-Laurent foi deixando rastros através de fragrâncias como o Opium, Paris, Rive Gauche, Jazz e Kouros.
Também criou uma linha de maquiagem e tratamento de pele.