arrow_backVoltar

Sundance

Festival acontece em Park City e exibe 04 produções brasileiras

16.01.03

O festival de cinema Sundance, vitrine do cinema independente mundial, começou no dia 16/01 e agita o Estado de Utah, nos EUA. Idealizado por Robert Redford, recebe, a cada ano, mais atenção.
Do Brasil, têm lugares reservados na mostra Cinema do Mundo os filmes "Benjamin", de Monique Gardenberg (baseado no livro homônimo de Chico Buarque), e "Madame Satã", longa de estréia do cearense Karim Ainouz.
Vale lembrar que a mostra competitiva, dividida em filmes de ficção e documentários, é reservada apenas a produções independentes norte-americanas.
A terceira participação brasileiras fica por conta do documentário de José Padilha, "Ônibus 174", que registra a trajetória de Sandro do Nascimento (um dos poucos sobreviventes da chacina dos meninos de rua, em frente à Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, em 1993), sequestrador que acabou morto pela polícia depois de transformar em reféns os passageiros de um ônibus, no Leblon (episódio transmitido ao vivo pela TV, em junho de 2000).
Por fim, como já foi noticiado no Clubeonline, será apresentado o curta "Zagati", de Edu Felistoque e Nereu Cerdeira.
Aliás, o Canal Brasil (Net) está exibindo o curta, vez por outra, desde o dia 19/01. O filme recebeu o Prêmio Aquisição Canal Brasil e Especial do Júri, no Festival de Gramado de 2002, e narra o cotidiano do catador de papel José Luis Zagati, um amante do cinema que, graças à sua "profissão", consegue retirar do lixo material suficiente para construir um cinema na garagem de sua casa, na Grande São Paulo.

Sundance

/