Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
João e Walter Moreira Salles são homenageados com mostra e debate em São Paulo
"Os Irmãos Salles João & Walter, Documentaristas" é o título de um evento que presta homenagem aos dois realizadores - destacados por sua contribuição para o desenvolvimento e sofisticação da atual produção brasileira de documentários.
Um ciclo com doze documentários realizados pelos dois acontece até dia 26 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo (Rua Álvares Penteado 112, Centro).
A mostra tem curadoria do crítico Amir Labaki e é uma co-realização do CCBB-SP e do festival É Tudo Verdade, com apoio da produtora Videofilmes.
Entre os títulos programados estão os premiados Socorro Nobre, realizado por Walter Salles em 1995 - focalizando a troca de correspondências entre o artista plástico Franz Kracjberg e a presidiária Socorro Nobre - e Notícias de Uma Guerra Particular (1999), dirigido por João Moreira Salles e Katia Lund.
Trabalhos originalmente concebidos para a televisão também serão exibidos: as séries América e China, o Império do Centro, de João M. Salles, e Japão, Uma Viagem no Tempo, de Walter Salles.
A programação inclui ainda perfis do artista Krajcberg (Franz Krajcberg: o Poeta dos Vestígios, Walter Salles, 1987) e do escritor Jorge Amado (Jorge Amado, João Moreira Salles, 1992) e episódios das séries Futebol (Futebol 3: Depois da Partida, Arthur Fontes e João M. Salles, 1998) e 6 Histórias Brasileiras (Santa Cruz e O Vale, ambos de Marcos Sá Corrêa e João M. Salles, 2000).
Completam a programação os documentários Chico ou o País da Delicadeza Perdida (Walter Salles e Nelson Motta, 1989) e Poesia é Uma ou Duas Linhas e Atrás Uma Imensa Paisagem (João M. Salles, 1989).
Uma mesa-redonda acontecerá no dia 18 de janeiro (sábado) às 18h, com participação de realizadores e críticos.
/