Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pesquisa retrata afrodescendentes no Brasil
Pesquisa da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lançada 120 anos depois da Lei Áurea, busca traçar um retrato da situação de parte dos 90 milhões de afrodescendentes do nosso país.
O objetivo do estudo Mapa da Distribuição Espacial da População Negra é orientar os gestores públicos na formulação de políticas voltadas para a igualdade racial.
O mapa, montado com base no Censo de 2000, no qual a definição de cor é auto-declaratória, mostra que a população negra e parda no Sudeste e Sul do país fica abaixo dos 40% - com destaque para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde fica abaixo dos 25%.
Já nas regiões Norte e Nordeste, em praticamente todos os trechos - com exceção das áreas de reservas indígenas - as auto-declarações apontam para mais de 75% de negros e pardos.
Em grandes trechos do Amazonas, do Pará, do Amapá e em pontos diversos da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins o mapa aponta que os negros e pardos são mais de 85% da população.
Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e sul de Minas Gerais, as auto-declarações indicam que a população negra ou parda fica entre 40% e 75% do total. A pesquisa completa deverá será lançada no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (13).
Com informações do jornal O Globo.
Comentários
Wanderley Moreno -- Muito interessante. Sou estudioso da cultura Afro-Brasileira. Alguém tem o link dessa pessquisa por completa? Não encontrei no site do O Globo. wanderley.moreno@uol.com.br
rui - tente aqui