Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
GM promete carro com consumo de 98 km/litro
A General Motors anunciou nesta terça-feira (11), que seu novo carro híbrido, o Chevrolet Volt (leia aqui), com baterias recarregáveis, poderá fazer 98 quilômetros por litro de gasolina na cidade, quatro vezes mais do que o híbrido - que funciona com eletricidade e gasolina - mais vendido atualmente, o Toyota Prius.
O Volt utiliza um motor elétrico e um grupo de baterias com autonomia de 65 quilômetros.
Depois disso, um pequeno motor de combustão interna é acionado para gerar eletricidade, e o carro pode chegar a fazer 480 quilômetros antes de as baterias serem recarregadas, numa tomada padrão.
A montadora já produziu cerca de 30 modelos Volt até agora e está fabricando 10 por semana, disse o presidente executivo da empresa, Fritz Henderson, na apresentação do veículo no centro técnico da companhia em Warren, subúrbio de Detroit.
Segundo Henderson, para carregar o Volt serão necessários apenas quarenta centavos de dólar por dia.
"O selo da EPA pode e deverá mudar o jogo em nosso favor", disse ele. A agência cola nos carros adesivos indicando o consumo de combustível e, se confirmados os números anunciados pela GM, o Volt será o híbrido mais econômico do mundo.
Muitas montadoras estão trabalhando com projetos similares, mas a GM poderá se tornar a líder no segmento com o Volt, que deve ser comercializado em 2010.
O Prius da Toyota, o carro mais econômico vendido hoje nos EUA, faz 20 quilômetros por litro de gasolina. É um híbrido movido a eletricidade e gasolina que utiliza um pequeno motor de combustão interna, auxiliado por um motor elétrico a bateria para economizar gasolina.
A primeira geração do Volt deve custar US$ 40 mil. O preço deverá cair para as próximas gerações do carro. Segundo a GM, os créditos fiscais do governo norte-americano e a economia de combustível vão torná-lo um carro econômico.
Leia matéria do jornal O Estado de S.Paulo na íntegra aqui.