arrow_backVoltar

Montadora

Chinesa Chery anuncia fábrica no Brasil

24.04.09

A Chery, maior fabricante independente da China, quer se tornar a primeira montadora chinesa a produzir um carro no Brasil.


A previsão da marca é que seu complexo industrial esteja instalado até o fim de 2011.


A Chery também quer ser pioneira entre suas conterrâneas a vender um carro flex no país.


A fabricante aposta em parcerias com empresas que já têm o sistema de motores bicombustíveis, como Bosch, Delphi e Magneti Marelli. Esta última tem uma unidade ao lado da Chery em Wuhu, a cerca de 400 quilômetros de Xangai.


O local onde a fábrica será instalada ainda não foi definido, nem os modelos que serão feitos no Brasil, disse o presidente da Chery no país, Luis Curi.


De acordo com ele, a montadora pretende investir entre US$ 500 milhões e US$ 700 milhões para se instalar no mercado nacional.


A capacidade de produção ficará entre 100 mil e 150 mil veículos ao ano.


"A decisão de ir para o Brasil foi tomada há dois anos. Os executivos chineses foram ao país, conheceram o mercado, estudaram as oportunidades e calcularam os riscos e obstáculos que poderão enfrentar", diz Curi.


Segundo ele, inicialmente a marca terá 15 concessionárias nas regiões Sul e Sudeste. O grupo empresarial JLJ, de Salto (SP), será parceiro da Chery no país. De acordo com fontes do mercado automotivo no Brasil, a Chery chinesa também terá participação na fábrica, provavelmente com 49% das ações.


A marca está de olho nos benefícios dos acordos comerciais que o Brasil tem. O objetivo é tornar a fábrica um centro de exportação para os demais países da América do Sul, incluindo o Uruguai, onde já há uma unidade da Chery, mas que monta modelos por meio de CKD (peças desmontadas vindas da China) e tem capacidade limitada a 25 mil carros por ano.


Leia a matéria do jornal O Estado de S.Paulo na íntegra aqui.


Leia anterior sobre carros chineses no Brasil aqui.

Montadora

/