arrow_backVoltar

Yabba-Dabba-Doo

Flintstones comemoram 50 anos

01.10.10

O desenho que é um clássico, Os Flintstones, comemora 50 anos. Fred, Wilma, Barney, Betty e toda turma da pré-história continuam populares a ponto de até o Google comemorar o aniversário, trocando o logotipo de sua home-page (Google Doodle).


Os Flintstones foram ao ar, pela primeira vez, em 30 de setembro de 1960,  no canal americano ABC. A série durou seis anos e teve seu fim no dia 1º de abril de 1966.


Apesar de ter terminado ainda nos anos 60, o desenho animado marca presença na televisão brasileira e mundial até os dias de hoje com reprises. A série que lançou o "Yabba-Dabba-Doo!" foi criada pela dupla Hanna-Barbera.


Inicialmente pensada para o público adulto, a história retrata a idade da pedra, mas com objetos e rotinas modernas (mamutes que aspiram o pó, dinossauros que trabalham como tratores e carros movidos a pés).


Foi a primeira série animada transmitida no horário nobre da televisão, com episódios de 30 minutos - extensos para o que era habitual no caso de animações.


Depois de anos de transmissão, houve o nascimento da filha do casal Flintstone, Pedrita, bem como o aparecimento do filho adotivo do casal Rubble, Bam-Bam.

A série ficou conhecida nos anos 60 por ser o primeiro desenho animado a apresentar um casal dormindo na mesma cama. Outro ponto polêmico foi um comercial da marca de cigarros Winston, estrelado por Fred, Barney, Wilma e Betty, no qual eles declaravam o prazer que sentiam com o hábito. A campanha saiu da mídia em 1971, quando menção de cigarros por personagens de desenhos infantis foi banida.

Os casais Flintstone e Rubble, vizinhos na cidade de Bedrock, foram parar na telona em 1994, quando estreou "The Flintstones - the movie", e os personagens passaram de desenhos animados a atores de carne e osso.


Em 2000, a experiência voltou a ser repetida, com "The Flintstones in Viva Rock Vegas".


"Yabba-Dabba-Doo!"

Leia anterior sobre os 60 anos da Turma de Charlie Brown aqui.

Yabba-Dabba-Doo

/