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Brasileiro paga + pelo uso do celular, diz UIT
O consumidor brasileiro é o que paga mais caro pelo uso de telefone celular entre usuários de 154 países, com base no critério de Paridade de Poder de Compra (PPC).
Também desembolsa bem acima da média mundial pelo telefone fixo e para se conectar à internet.
A conclusão é da União Internacional de Telecomunicações (UIT), com base em índice que compara o desenvolvimento em tecnologia da informação e comunicação (TIC) em 154 países, entre 2002 e 2007.
O Brasil ficou na 60ª posição, no levantamento mais recente, e perdeu seis lugares no período. Em acesso aos serviços, caiu 13 posições e no uso de TIC, caiu sete. O Brasil, segundo a UIT, melhorou muito pouco" no conhecimento e na capacidade para explorar novas tecnologias de maneira eficiente e efetiva. A entidade exemplifica com a penetração de apenas 30% da banda larga no setor terciário, contra mais de 60% na Argentina.
Por uma "cesta de preços de celular" (inclui o custo mensal da assinatura, 25 chamadas por mês e 30 torpedos), o Brasil tem o custo mais elevado, com US$ 44,2 medidos pelo PPC. É três vezes mais que o valor médio pago pelos consumidores de países industrializados e em desenvolvimento.
O custo do minuto local de celular em 2008 no horário de pico era de US$ 0,92 em termos de PPC, quase o dobro do que pagam os vizinhos argentinos (US$ 0,52), muito mais que os indianos (US$ 0,07) e os alemães (US$ 0,06).
Os brasileiros continuam a substituir o telefone fixo pelo celular. Mas quem mantém linha fixa paga US$ 34,8 pela assinatura mensal e por 30 chamadas locais. É o dobro da média dos outros países em desenvolvimento e bem acima do que se paga nas nações ricas.
Para usar banda larga, o preço básico chega a US$ 56,5 mensal em termos de PPC, o dobro da média dos países desenvolvidos.
As informações são do Valor Econômico, leia aqui.