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Pesquisa analisa uso corporativo da ferramenta
A presença oficial de uma empresa no Twitter estimula um maior volume de informações sobre a marca, segundo estudo com 50 marcas brasileiras feito pelo Instituto Digital (iDig).
O estudo analisou 91.145 mensagens trocadas no microblog sobre 50 marcas de oito setores econômicos, durante o período de 20 de setembro a 24 de outubro de 2009.
A lista de empresas inclui Ford, Fiat, Coca-Cola, Schincariol, Bradesco, Itaú, Telefônica, Natura, Azaléia e Danone.
Das 50 empresas pesquisadas, 42% têm perfil no Twitter e postam, em média, cinco mensagens por dia. São os consumidores, entretanto, que lideram as conversas.
Em média, segundo o estudo, as marcas com presença oficial no Twitter mandam cinco mensagens por dia e têm 3.053 seguidores.
O consumidor, no entanto, produz 2.602 mensagens diariamente sobre as 50 marcas, o que representa uma média de 52 mensagens relativas a cada uma das marcas por dia.
Embora as empresas que não têm perfil no Twitter também sejam citadas, o grupo que atua no microblog concentra 74% do volume total de mensagens trocadas no período.
A pesquisa constatou ainda que as empresas dos setores de telefonia e automotivo são as que mais apostam na presença no Twitter.
Mas, quando se observam os setores com mais penetração (quantidade de mensagens postadas pelas marcas e pelos consumidores), o quadro muda, passando à seguinte ordem: bebidas, telefonia e financeiro.
Entre as marcas, Coca-Cola, TIM, Telefônica, General Motors e Natura estão entre as mais comentadas no microblog.
O trabalho analisou também o grau de propagação das marcas no Twitter. Em média, 11,2% das mensagens postadas sobre as marcas são retransmitidas a outros usuários. No setor de cosméticos, esta taxa chega a dobrar.
Essa análise é o primeiro produto do iDig Monitor, que pretende colaborar com a disseminação de conhecimento no mercado digital. A pesquisa está disponível gratuitamente no site do iDig.